Kinoryncha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
KINORHYNCHA
Entre os integrantes dos “pequenos animáculos” estão os membros do filo Kinorhyncha (do “grego kineo, móvel”; rhynchos, “focinho”), previamente chamados Echinodera (do grego echinos, “espinhos”, dere, “pescoço”) ou Echinoderida. Desde sua descoberta em 1841 na costa norte da França, cerca de 150 espécies de quinorrincos foram descritas em todo o mundo, das quais quase todas têm menosde 1 mm de comprimento. A maioria vive em areia ou lodo marinho, desde a zona intertidal até profundidades de 8.000 metros. Alguns são conhecidos de campos de algas ou nos apreensores delas, praias arenosas e estuários de água salgada; outros vivem em hidróides, ectoproctos ou esponjas.
Externamente, a maioria dos quinorrincos parece semelhante, e a maioria das diferenças específicas são emdetalhes dos espinhos e do arranjo e estrutura de suas espessas placas cuticulares. O corpo compreende uma probóscide distinta ou “cabeça”, que é retrátil para dentro da porção anterior do pescoço, e um tronco. O corpo é dividido em 13 zonitos claramente definidos. Muitos especialistas vêem estes zonitos como segmentos verdadeiros, embora a natureza exata de sua formação seja incerta.

A cabeça éformada pelo segmento 1 e possui um cone oral retrátil. A boca se origina do cone oral e é circundada por um anel de espinhos anteriormente direcionados, chamados estiletes orais. Atrás do cone oral, a cabeça possui sete anéis de espinhos posteriormente direcionados, chamados escálides. Até 90 escálides ocorrem em algumas espécies, cada uma articulando em uma junta basal, mas nenhuma com musculaturaintrínseca. O segmento 2 forma o “pescoço”, que consiste em uma série de placas chamadas plácides, que se dobram sobre a cabeça quando ela é retraída. Os 11 segmentos restantes formam o tronco. A maioria dos segmentos do tronco é composto de uma placa dorsal (tergal) e um par de placas ventrais (esternal). O ânus localiza-se no último segmento e é normalmente ladeado por fortes espinhos terminaislaterais.
Os quinorrincos são discutivelmente acelomados ou blastocelomados. Como para os gastrótricos, informações anteriores sobre grandes espaços blastocelômicos (“pseudocelomas”) nos quinorrincos provavelmente resultaram de artefatos de preservação. Eles parecem possuir apenas pequenos espaços, ou lacunas, em lugar de uma cavidade corporal espaçosa. Sua possível condição metamérica levou paramuitas controvérsias sobrea suas afinidades com outros táxons. Outras similaridades com os artrópodes são notáveis e incluem uma epiderme celular não-ciliada, bandas musculares intersegmentais, gânglios arranjados “segmentadamente” e a natureza da cutícula. Os quinorrincos também trocam periodicamente sua cutícula, mas se esta é mediada ou não pelo hormônio ecdisona (como nos artrópodes), ainda nãose sabe.
KINORHYNCHA

Kinorhyncha (do grego kinein, mover + rhynchos, bico) é um filo representado por pequenos animais marinhos e pseudocelomados.
São conhecidas cerca de 150 espécies.
Caracteristicas gerais
São animais pequenos, normalmente com menos de 1mm de comprimento. Possuem o corpo segmentado, com simetria bilateral, constituído de cabeça (introverte, completamente retrátil e se recobrecom várias placas do pescoço, quando está contraída), pescoço e um tronco com onze segmentos. A boca é anterior e terminal, como em outros cicloneurálios e está situada na extremidade de um cone oral protraído. O cone oral pode ser retraído e protraído. A boca é rodeada por um circulo de nove estiletes orais cuticulares. O próprio introverte possui 90 escálides – anéis de cerdas cuticularesquitinosas sensoriais e locomotoras – espiniformes organizadas em sete anéis concêntricos ao redor dele. Todo o introverte pode ser retraído para dentro do pescoço ou do primeiro segmento do tronco, daí, o nome Kinorhyncha, significando “nariz móvel”. Um jogo de placas cuticulares, ou plácides, no segundo ou terceiro segmento, fecha o introverte retraído.
O corpo curto é aplainado ventralmente, como o...
tracking img