Karl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Heinrich Marx nasceu em 5 de Maior de 1818 em Tréveris, cidade histórica da Alemanha. Estudou direito na universidade Bonn e Berlim, no entanto o que lhe chamava a atenção mesmo eram história efilosofia a qual participou de um grupo cuja afinidade era com Georg Wilhelm Friedrich, um dos mais importantes e influentes filósofos alemães do século XIX. Aos 24 anos de idade foi trabalhar comjornalismo, escrevendo artigos socialdemocratas que despertou a ira de muitas autoridades. Nessa época teve contato com os problemas econômicos que afetavam as nações.
Após se casar com sua amiga deinfância Jenny von Westphalen, Marx vai para a França, onde lançou o jornal “Anais Franco-Alemães” o qual se tornou peça fundamental para os hegelianos. Lá também conheceu Friedrich Engels um amigo para avida toda.
Trabalhou muito nesta época, escrevendo "Contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel". Depois, contra os adeptos da teoria hegeliana, escreveu, com Engels, "A SagradaFamília", "Ideologia alemã", este último título citado só foi publicado após sua morte.
Mudou-se para Bruxelas e lá passou a ter mais contato com os operários, participou de operações clandestinas. No ano de1848 publicou ‘‘Manifesto do Partido Comunista”, digamos que uma prévia da corrente marxista que desenvolveria mais tarde.
Nessa obra, Marx e Engels defendem a teoria contra o capitalismo e daconstrução de uma sociedade sem Estado, sem classes. Para ele o trabalho era algo que auxiliava na construção da dignidade do homem, depois se tornou uma ferramenta de exploração dos burgueses. Criou otermo “mais-valia”, as horas trabalhadas não pagas pelo patrão, o lucro deles.
Depois dessa divulgação, é expulso de Bruxelas indo para uma colônia alemã onde redigiu o jornal “Nova Gazeta Renana” cujostextos favoreciam os operários. Mais uma vez é exilado e procura Londres para se residir vivendo precariamente voltando agora seus estudos para as áreas de história e economia. Começa a fazer...
tracking img