Karl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx (1818-1883)

Blackburn(2007: 108-119) 50 Sociólogos Fundamentais

2

Qual a principal contribuição de Marx?
Descrever o funcionamento do capitalismo a partir dos processos e conexões existentes entre as unidades sociais envolvidas (assalariado, detentor do capital, ‘mercado’, competição) e suas motivações. Qual a principal característica da sua teoria (ex. teoria do conflito)?A luta de classes. Sendo as classes caracterizadas pela posse ou não dos meios de produção.
3

Qual o fundamento para se pensar a dinamica de mudança das sociedades ao longo do tempo?
Materialismo histórico: “Para Marx (e Engels) o estudo da sociedade deveria partir de sua base material, e a investigação de qualquer fenômeno social, da estrutura econômica da sociedade, que constituía averdadeira base da história humana.” (Dias, 2010: 32) Para Marx era o mundo real, o âmbito da economia, das relações de produção que determinavam o que pensava o homem, e não o contrário: “Não é a consciência que dettermina a vida, mas a vida que determina a consciência”.
4

O que caracteriza as sociedades e dita processos de mudança ocorridos ao longo da história?
Para Marx, os processos emudanças ocorridos ao longo da história são todos caracterizados por certos modos de produção e relações de classe entre exploradores, e entre exploradores e explorados. A passagem de um sistema socioeconomico para o seguinte depende da interação entre lutas de classe e a capacidade do sistema seguinte de aumentar a produtividade do trabalho e privilegiar as forças da produção.
5

A pobreza e adesigualdade sao inerentes ao sistema capitalista?
Marx enfatizou a exploração como fonte de pobreza, mas ele tambem menciona a exclusão como uma das principais fontes de desigualdade. A exclusão de alguns, segundo Marx, seria caracterizada pelo “exército (desempregado) industrial de reserva”, que segundo ele era o que permitia parte da exploracao realizada pelos capitalistas.
6

Marx era contra oscapitalistas e contra a burguesia?
Nao. O argumento marxista tambem se caracteriza nao pela defesa do proletário e ataque ao capitalista, mas pela COMPREENSÃO das relações sociais e no seu condicionamento pela história. Marx estava interessado tanto nos capitalistas quanto nos operários, e se preocupava em identificar a operação interna do sistema capitalista.
7

O que é a “Anarquia do modocapitalista de produção”?
O modo de produção não depende exclusivamente da vontade do capitalista individual, mas está subordinado à concorrência imposta pelo ‘mercado’ . São estas restrições que impedem regulam o valor da força de trabalho, que evitam que os produtos sejam vendidos por um preço muito alto (ou muito baixo), e que ditam o ritmo de acumulação, fusão e falência.
8

Qual foi aprofecia marxista?
Inevitavelmente haveria uma revolução dos trabalhadores para a derrubada do sistema capitalista e a introdução de uma sociedade sem “classes” e mais igualitária. Ao invés de uma sociedade onde poucos monopolizam o poder economico e politico, e muitos não se beneficiam com a riqueza que o seu trabalho cria, Marx profetizou que após a revolução proletária, o sistema econômico seencontraria sob a propriedade comunal e uma sociedade mais humana se estabeleceria.
9

A mercadoria: os fundamentos da produçao da sociedade e do seu conhecimento em Foracchi e Martins (2008: 46-73)
Original traduzido extraído de: Karl MARX O capital, Livro 1, vol. 1, 3a. Ed, Ed. Civilizacao brasileira, p. 41-93
10

A mercadoria como forma elementar de riqueza
Argumento: Se a mercadoria éo que permite a acumulaçao de riqueza, é preciso entender o que confere a ela o seu valor. Ou melhor, os seus valores: Valor-de-uso: funçao do consumo, da utilizaçao, da qualidade do bem. Valor absoluto em funçao da sua utilidade. Valor-de-troca: funçao do valor relativo de uma terceira mercadoria (ex. Trigo, ou trabalho) O valor-de-troca serve para quantificar o valor de certas mercadorias...
tracking img