Historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|
|
|
Os primeiros indícios de cromo foram registrados em 1761, por Johann Lehmann na Rússia. Mas na época Lehmann acreditava ter encontrado um composto de chumbo com selênio e ferro queapresentava cor laranja avermelhada, e por isso, chamou este mineral de “chumbo vermelho da Sibéria”. Entretanto este mineral era a crocoíta (PbCrO4 ).
Quase 10 anos depois disto, Peter Pallas escavou omesmo local e encontrou novamente este mineral e verificou que este pode ser muito útil servindo de pigmentos para a pintura.
Em 1797, Louis Nicolas recebeu amostras desse material e porduziu a paritdele o oxido de cromo (CrO3), misturando a crocoíta com ácido clorídrico. Mas foi somente em 1798 que este mesmo químico conseguiu isolar o cromo, através do aquecimento, em forno de carvão, do óxido.Outra descoberta importante, foi que Louis foi capaz de determinar trações de cromo em pedras preciosas como esmeraldas e rubis.
O termo cromo tem origem grega e significa cor. O mineral recebeeste nome em decorrência das diferentes colorações que apresentam os compostos desse elemento.
Durante este período o cromo foi utilizado apenas como corante em pinturas. Foi só no final do século XIXque este elemento passou a ser utilizado como aditivo de aço.
Usado para endurecer o aço, na produção de aços inoxidáveis e em muitas outras ligas (para resistências elétricas, etc).

Como camadasuperficial, produz uma superfície dura, de bom aspecto e resistente à corrosão.

Revestimento de peças decorativas.

Ao vidro, dá uma cor verde-esmeralda. Também usado como catalisador.Atualmente s principais usos de cromo são no processamento metalúrgico de ferrocromo e outros produtos metalúrgicos, principalmente, aço inoxidável, e de uma maneira bem mais secundária, no processamento derefratários de tijolos de cromo e processos químicos para produzir ácidos de cromo e cromatos. Os cromatos são usados na oxidação de vários materiais orgânicos, na purificação de químicos, na...
tracking img