Karl max

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Há 130 anos morria o filósofo alemão Karl Marx. Poucos pensadores polarizaram e mudaram o mundo de forma tão intensa. Suas ideias foram recebidas com entusiasmo, tratadas com desprezo e pervertidaspor ditaduras.


O Manifesto Comunista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, é, ao lado da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 e da Declaração de Independência dos EstadosUnidos, uma das obras políticas mais influentes da história mundial. "Nunca um movimento desencadeado pela filosofia havia exercido tamanho poder", disse o filósofo Hans Joachim Störrig. Na segundametade do século 20, metade da população mundial vivia em países cujos governos construíram seus fundamentos ideológicos com as ideias de Marx.

Assim, Marx atingiu seu próprio objetivo. Quando jovemele escreveu: "Os filósofos apenas interpretaram o mundo de maneiras diferentes, mas o que importa é transformá-lo."

'O Capital' é a principal obra do pensador alemão

Marx queria ser visto comoum cientista, e não como um filósofo. Seu trabalho era centrado na análise do trabalho. O homem é "o animal que produz a si mesmo", segundo os organizadores da obra de Marx Siegfried Landshut e J. P.Meyer. Para analisar o trabalho, era necessário conhecimento econômico apropriado, transmitido a Marx por seu amigo e colaborador Engels.

O pensador alemão formulou a teoria da mais-valia, segundoa qual uma pessoa pode gerar mais valor do que o necessário para sua subsistência. O excedente é apropriado pelo capitalista, ao fazer o trabalhador produzir mais do que lhe é pago para seu sustento.O resultado é o lucro.

As teorias de Marx se baseiam na ideia de que a base material determina a vida em sociedade: "A existência determina a consciência". A forma como vivemos e trabalhamos moldanossos sentimentos e pensamentos. Além disso, Marx acreditava que a história está sujeita a leis semelhantes às da natureza, e chegou à conclusão de que, tão certo como uma pedra cai no chão, a...
tracking img