Karl max

Páginas: 2 (477 palavras) Publicado: 28 de julho de 2011
Karl Marx

Idealizador de uma sociedade com uma distribuição de renda justa e equilibrada, o economista, cientista social e revolucionário socialista alemão Karl Heinrich Marx, nasceu na data de 05de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn em Berlim e foi um dos seguidores das idéias de Hegel.
O pensamento de Marx influencia várias áreas, tais comoFilosofia, Geografia, História, Direito, Sociologia, Literatura, Pedagogia, Ciência Política, Antropologia, Biologia, Psicologia, Economia, Teologia, Comunicação, Administração, Design, Arquitetura, eoutras.

Karl Marx foi o filho caçula dentre os 6 irmãos, de origem judaica de classe média da cidade de Tréveris, na época no Reino da Prússia. Sua mãe, Henri Pressburg, era judia holandesa e seu pai,Herschel Marx, um advogado e conselheiro de Justiça. Herschel se converteu ao cristianismo devido à burocracias política no serviço púbico no qual prestava serviço, quando Marx ainda tinha seis anos.Em 1830, Marx iniciou seus estudos no Liceu Friedrich Wilhelm, em Tréveris, ano em que eclodiram revoluções em diversos países europeus. Ingressou mais tarde na Universidade de Bonn para estudarDireito, transferindo-se no ano seguinte para a Universidade de Berlim, onde o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel, cuja obra exerceu grande influência sobre Marx, foi professor e reitor. Maistarde Marx perdeu o interesse em Direito e se voltou para a Filosofia, tendo participado ativamente do movimento dos Jovens Hegelianos. Seu pai faleceu neste mesmo ano. Em 1841, obteve o título de doutorem Filosofia com uma tese sobre as "Diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epicuro". Impedido de seguir uma carreira acadêmica, tornou-se, em 1842, redator-chefe da Gazeta Renana(Rheinische Zeitung), um jornal da província de Colônia; conheceu Friedrich Engels neste mesmo ano, durante visita deste a redação do jornal.

Em 1843, a Gazeta Renana foi fechada após publicar uma série...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Karl max
  • karl Max
  • karl max
  • karl max
  • Karl Max
  • Karl max
  • Karl max
  • Karl Max

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!