Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3,3,3,3,

POLÍTICA SEGUNDO MARX:
PARA MARX, EM ALGUM PONTO DO DESENVOLVIMENTO HISTORICO DAS SOCIEDADES HUMANAS, ALGUMAS DAQUELAS FUNÇOES ADMINISTRATIVAS TORNARAM-SE ESPECÍFICAS DE UM GRUPOSEPARADO DE PESSOAS QUE TINHA FORÇA PARA IMPOR NORMAS E ORGANIZAÇAO DA VIDA COLETIVA. O ESTADO SURGIU EM FUNÇAO DA NECESSIDADE DE SUA INTERVENÇAO, NAS DESIGUALDADES SOCIAIS NO CONTEXTO HISTORICO DODESENVOLVIMENTO ECONOMICO. O ESTADO TEM UMA POSIÇAO IMPORTANTE, POIS É ELE QUE GARANTE O DOMINIO DAS CLASSES, MAS, PARA MARX, O ESTADO NÃO É UM SIMPLES MEDIADOR,ELE ATUA DIRETAMENTE NO DOMINIO DE CLASSES. NATEORIA MARXISTA A SOCIEDADE É COMPARADA A UM EDIFICIL, NO QUAL A INFRAESTRUTURA SERIA REPRESENTADA PELAS FORÇAS ECONOMICAS, E A SUPERESTRUTURA, O EDIFICIO EM SI, SERIA REPRESENTADA PELO COSTUME,RELIGIAO E POSIÇAO JURIDICA.
AS IDEIAS POLITICAS DE MARX FORAM DE GRANDE INFLUENCIA ATE O FIM DO SECULO XX, QUANDO HOUVE A DECAIDA DE REGIMES POLITICOS QUE RACLAMAVAM AS SUAS IDEIAS, COMO A UNIAOSOVIETICA.
JUNTAMENTE COM FRIEDRICH ENGELS, MARX DESENVOLVEU A TEORIA DO SOCIALISMO CIENTIFICO, QUE DEIXOU MARCAS RELEVANTES NA EVOLUÇAO DAS IDEIAS POLITICAS. PARA ELE O SEU SOCIALISMO NÃO É UM IDEAL QUE ASOCIEDADE DEVE ADAPTAR-SE , MAS O “MOVIMENTO REAL QUE SUPRIME O ATUAL ESTADO DAS COISAS E CUJA AS CONDIÇOES DECORREM DE PRESUPOSTOS JÁ EXISTENTES”. PARA ELE, O SOCIALISMO SUCEDERA O CAPITALISMO, ESERA A SOLUÇAO DAS CONTRADIÇOES DO MESMO, ASSIM COMO O CAPITALISMO SUCEDEU O FEUDALISMO E DESFEZ AS SUAS CONTRADIÇOES. SENDO ASSIM, O A SUA REALIZAÇAO NÃO SERIA ALGO UTOPICO, MAS ACONTECERIA POR CAUSADA NECESSIDADE DE CADA SOCIEDADE NO PROCESSO HISTORICO EM UMA DETERMINADA FASE DO SEU DESNVOLVIMENTO. E O ESTADO QUE ERA A EXPRESSAO POLITICA DAS CLASSES DOMINATES, DESPARECERIA PERANTE UMA SOCIEDADESEM CLASSES.
AS TEORIAS MARXISTAS IMPLICARAM: NAS TRANSFORMAÇOES DAS SOCIEDADES COMO RESULTADO DAS FORÇAS ECONOMICAS; A PREDIZAGEM DE LUTA DE CLASSES, SENDO ELA O PRINCIPAL OBJETO DE INFLUENCIA NA...
tracking img