Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Conflitos Sociais - Para Marx os conflitos sociais existentes dão-se entre, de uma lado a burguesia e o Estado e de outro os proletariados. Marx defende que é necessário suprimir a propriedadeprivada e o Estado, via revolução. Para Marx a propriedade privada não pode ser considerada, de maneira nenhuma, como uma condição permanente da realização da liberdade, uma objetivação necessária do homem.Ela é, na sua própria raiz, a causa de uma desumanização dos seres humanos, a que Marx chama de "alienação", mas dando a esta palavra o significado que lhe dava Fuerbach, isto é, concebendo aalienação como uma situação aberrante, insuportável, contrária a natureza das coisas. Sem conflito não existe classe social. Sem classe social, não existe mudança social.
Classe Social - Uma classe social éum grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico. Diferencia-se da casta social na medida em que ao membro de uma dada casta normalmente éimpossível mudar de status.
As classes sociais, para Marx, surgem a partir da divisão social do trabalho. Em razão dela, a sociedade se divide em possuidores e não detentores dos meios de produção. Segundo aóptica marxista, em praticamente toda sociedade, seja ela pré-capitalista ou caracterizada por um capitalismo desenvolvido, existe a classe dominante, que controla direta ou indiretamente o Estado, eas classes dominadas por aquela, reproduzida inexoravelmente por uma estrutura social implantada pela classe dominante. Segundo a mesma visão de mundo, a história da humanidade é a sucessão das lutasde classes, de forma que sempre que uma classe dominada passa a assumir o papel de classe dominante, surge em seu lugar uma nova classe dominada, e aquela impõe a sua estrutura social mais adequadapara a perpetuação da exploração.A divisão da sociedade em classes é consequência dos diferentes papeis que os grupos sociais têm no processo de produção, seguindo a teoria de Karl Marx. É do...
tracking img