Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRONDON

___________________________________________________________________





SOCIOLOGIA




KARL MARX











CUIABÁ – MT
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRONDON
__________________________________________________________



KARL MARX





Trabalho apresentado na disciplina de Sociologia, curso de Ciências Contábeis, (4ºSemestre Noturno).
Professora: Maria do Socorro


Alunos:
ALISSON TREVOR
ANDRÉ RODRIGUES
CARLOS MAGNO
FLORIANO ARRUDA
GISLAINE CORTES
KEURY VALERIANO RODRIGUES
MARISTELA LINO
ZIRLENE NUNES



CUIABÁ – MT
2011
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade relatar a historia de vida e principais obras de Karl Marx, um filósofo alemão de origem judaica e descendente de família Burguesanascido na cidade de Trier em 1818, e junto com Friedrich Engels foi um dos fundadores da ideologia e filosofia política, hoje chamada de comunismo.
Tornou-se um jornalista popular escrevendo seus trabalhos para vários jornais, principalmente na Alemanha onde junto com o seu amigo, o também judeu Friedrich Engels começou a ser perseguido pelas suas obras idealistas. Escreveram obras sobre comodeveria ser a sociedade e analisaram as condições e origens do estado em que o mundo se encontrava. A respeito da relação entre os homens, Karl Marx descreve o ser humano em dois grupos sociais que em sua opinião sempre se relacionam assim: Um grupo é o repressor e o outro é quem reprime, existindo sempre um rico e um pobre.




















BIOGRAFIA:Karl Heinrich Marx foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista.
O pensamento de Marx influencia várias áreas, tais como Filosofia,Geografia, História, Direito, Sociologia, Literatura, Pedagogia, Ciência Política, Antropologia, Biologia, Psicologia, Economia, Teologia, Comunicação, Administração, Design, Arquitetura, entre outras. Em uma pesquisa realizada pela Radio 4, da BBC, em 2005, foi eleito o maior filósofo de todos os tempos.
Economista, filósofo e socialista alemão, Karl Marx nasceu em Trier em 5 de Maio de 1818e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Estudou na universidade de Berlim, principalmente a filosofia hegeliana, e formou-se em Iena, em 1841, com a tese Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro. Em 1842 assumiu a chefia da redação do Jornal Renano em Colônia, onde seus artigos radical-democratas irritaram as autoridades. Em 1843, mudou-se para Paris, editando em1844 o primeiro volume dos Anais Germânico-Franceses, órgão principal dos hegelianos da esquerda. Entretanto, rompeu logo com os líderes deste movimento, Bruno Bauer e Ruge.
Em 1844, conheceu em Paris Friedrich Engels, começo de uma amizade íntima durante a vida toda. Foi, no ano seguinte, expulso da França, radicando-se em Bruxelas e participando de organizações clandestinas de operários eexilados. Ao mesmo tempo em que na França estourou a revolução, em 24 de fevereiro de 1848, Marx e Engels publicaram o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista. Voltou para Paris, mas assumiu logo a chefia do Novo Jornal Renano em colônia, primeiro jornal diário francamente socialista.
Depois da derrota de todos os movimentosrevolucionários na Europa e o fechamento do jornal, cujos redatores foram denunciados e processados, Marx foi para Paris e daí expulso, para Londres, onde fixou residência. Em Londres, dedicou-se a vastos estudos econômicos e históricos, sendo freqüentador assíduo da sala de leituras do British Museum. Escrevia artigos para jornais norte-americanos, sobre política exterior, mas sua situação material...
tracking img