Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEITO DE COMUNISMO_CONCEITO DE

O comunismo é um movimento político que defende a formação de uma sociedade sem classes sociais, onde os meios de produção sejam propriedade comum. Posto noutros termos, se dependesse desta ideologia, a propriedade privada desses meios não existiria e, por conseguinte, o poder pertenceria à classe trabalhadora.
O comunismo procura abolir o Estado: se nãohouvesse propriedade privada dos meios de produção, então também não haveria lugar para a exploração. Como tal, a organização estatal não seria necessária.
As bases do comunismo foram desenvolvidas por Karl Marx e Friedrich Engels em finais do século XIX em livros como “O capital”. No século XX, o revolucionário russo e líder bolchevique Vladimir Lenine decidiu pôr em prática as referidas teorias, apartir da sua própria interpretação.
O comunismo tem sido alvo de críticas de diferentes sectores. Há quem considere que a sociedade sem classes é impossível (tendo em conta que acaba sempre por haver um ou outro grupo a ostentar poder; no caso do comunismo, seriam os burocratas). Por outro lado, muitos acreditam que o capitalismo e a sua fome de lucro é o único sistema que promove odesenvolvimento económico.
Embora, muitas das vezes, estes termos sejam usados como sinónimos, deve-se ter em conta que comunismo e socialismo não são o mesmo. O socialismo é uma doutrina da economia política que tem por base a posse democrática e o controlo administrativo colectivo dos sistemas de produção, bem como o controlo das estruturas políticas por parte dos cidadãos. Posto isto, o socialismo éconsiderado como sendo a fase prévia ao comunismo.

Leia mais: Conceito de comunismo - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/comunismo#ixzz2LNJVaPCM

CONCEITO DE COMUNISMO_ALGO SOBRE VESTIBULAR

Comunismo

O conceito de comunismo refere-se tanto a determinadas doutrinas políticas, sociais e econômicas como a regimes que pretendem realizar na prática os postulados dessas doutrinas.Portanto, é necessário distinguir doutrinas de regimes, já que entre eles a correspondência é imperfeita.
A doutrina comunista apresenta numerosas variantes, todas elas preconizando a abolição da propriedade particular e a apropriação e comum de todas as coisas que satisfazem, direta ou indiretamente, necessidades humanas. O objetivo do comunismo é atingir assim a mais ampla igualdade entre osmembros da sociedade. Pressupõe que a eliminação de toda e qualquer desigualdade (pelo menos no que se refere ao bem-estar material) também leve ao desaparecimento do antagonismo entre grupos e classes sociais.
A cada um segundo sua necessidade
As doutrinas comunistas mais antigas, anteriores à Revolução Industrial, punham toda ênfase nos aspectos distributivistas, colocando a igualdade social,isto é, a abolição das classes e estamentos, como o objetivo supremo. Com Karl Heinrich Marx (1818-1883) e Freidrich Engels (1820-1895), fundadores do chamado "socialismo científico", a ênfase deslocou-se para a plena satisfação das necessidades humanas, possibilitada pelo desenvolvimento tecnológico: mediante a elevação da produtividade do trabalho humano, a tecnologia proporcionaria amplaabundância de bens, cuja distribuição poderia deixar de ser antagônica, realizando-se a igualdade numa situação de bem-estar geral.
A patir dessa formulação, que teve profunda influência sobre o comunismo contemporâneo, a sociedade comunista seria o coroamento de uma longa evolução histórica. Os regimes "anteriores", principalmente o capitalismo e o socialismo, cumpririam o seu papel histórico aopromover o aumento da produtividade e, portanto, as pré-condições da abundância de bens, cuja distribuição poderia deixar de ser antagônica, realizando-se a igualdade num situação de bem-estar geral.
A partir dessa formulação, que teve profunda influência sobre o comunismo contemporâneo, a sociedade comunista seria o coroamento de uma longa evolução histórica. Os regimes "anteriores", principalmente...
tracking img