Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3430 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
KARL MARX (1818-1883)
Objetivo do estudo - Entender o capitalismo.
Produziu obras: filosofia, economia, e sociologia.
Intenção – não era contribuir para o desenvolvimento da ciência, mas propor uma ampla transformação política, econômica e social.
Sua obra máxima, “O Capital” - para todos, não apenas aos estudiosos da economia, da política e da sociedade.
- As contradições básicas dasociedade capitalista e as possibilidades de superação apontadas pela obra de Marx não puderam, pois permanecer ignoradas pela sociologia.
Influência: Conde de Saint-Simon - propriedade privada deveria ser eliminada, bem como a concepção individualista e a competição. Tb precursor do socialismo utópico faz contrapartida ao socialismo científico.
Dialética de Hegel - força motriz da história é oconflito entre interesses diferentes. As classes que divergem quanto aos seus objetivos, na disputa por eles, acabam traçando a histórica das civilizações. Todo sistema que se estabelece dentro de uma sociedade (tese), contém em si mesmo elementos contrários a sua estrutura (antíteses). O conflito entre a tese e a anti-tese, gera a síntese que fecha o processo dialético de conceber a história. Nocaso da sociedade contemporânea, para Marx, tese e antítese seriam representadas pela burguesia e pelo proletariado que agindo na defesa de seus interesses, ditariam o rumo da história. Confronto de posições opostas
Crítica à economia política burguesa, fundada no pensamento liberal de Adam Smith.
Aos 26 anos, Marx conhece o ativista Friederich Engels, então com 24. A partir daí, ambostrabalharão em conjunto até a morte de Karl Marx, escrevendo livros e manifestos em defesa de suas idéias.
A trajetória de Karl Marx é marcada pelo desenvolvimento de conceitos importantes como:
MATERIALISMO HISTÓRICO
As condições materiais determinam as condições espirituais, sendo que este processo se dá historicamente através da disputa entre os interesses de classes.
O materialismo marxista:não são as idéias que governam o mundo, e sim as idéias é que dependem das condições materiais da sociedade.
A economia engloba o conjunto dos esforços do homem para se apropriar da matéria e explorá-la, sendo ela, a economia, quem constitui a estrutura essencial das relações sociais, ao passo que as ideologias consistem em meras superestruturas condicionadas pela infra-estrutura econômica.
Aestrutura de uma sociedade reflete a forma pela qual os homens se organizam para a produção social de bens, que abrange duas vertentes: forças produtivas e relações de produção.
As forças produtivas constituem as condições materiais de toda a produção: Matéria prima, máquinas, trabalho do homem.
As relações de produção estão relacionadas às formas que os homens se organizam para executar asatividades produtivas.
A correlação entre as forças produtivas e as relações de produção determina o modo de produção que, para Marx, é fundamental para compreender como se organiza e funciona uma sociedade já que é no modo de produção em que se baseia a sociedade que se forma a infra-estrutura social baseada na produção, na organização econômica da produção, e nas relações de produção.
Sobreessa base, ergue-se a superestrutura que abrange as normas jurídicas, os comportamentos sociais e políticos, as manifestações religiosas, a base ética, filosófica e moral.
Para ele, todo modo de produção gera diferenças de propriedade, o que cria desavenças na sociedade. Essas desavenças aumentam e se acirram até que é provocado um processo revolucionário que irá derrocar o modo de produçãovigente, seja ele qual for.
ALIENAÇÃO
- a industrialização, a propriedade privada e a forma assalariada separavam o trabalhador:
a) dos meios de produção – ferramenta, matéria-prima, terra e máquina - que se tornaram propriedade privada do capitalista.
b) do fruto de seu trabalho, que também é apropriado pelo capitalista.
c) Politicamente tb, - princípio da representatividade política,...
tracking img