Patologia dos sistemas - cancer

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Câncer de Pulmão

[pic]

Os pulmões são dois órgãos esponjosos localizados no peito. O direito tem 3 partes, chamadas lobos e o esquerdo, 2 - ele é menor porque o coração também fica desse lado do corpo. Sua função é trazer oxigênio do ar para o organismo e expelir gás carbônico. Os pulmões são protegidos por um envoltório, a pleura, que permite que eles se movam durante a respiração. É atraquéia que leva o ar até os pulmões. Ela se divide em dois ramos, chamados brônquios e, por sua vez, cada um deles se divide em ramos menores, os bronquíolos. Ao final dos bronquíolos estão pequeninos sacos de ar, os alvéolos.
 
A maioria dos cânceres de pulmão tem início no revestimento dos brônquios e leva anos para se desenvolver. Primeiro, surgem lesões pré-cancerosas no pulmão, que nãopodem ser detectadas por raios-X e não causam sintomas. Essas alterações, porém, podem ser detectadas por análise de células que revestem as vias respiratórias dos fumantes.
 
À medida que essas áreas pré-cancerosas se tornam cancerosas, elas passam a produzir substâncias capazes de produzir novos vasos sanguíneos (angiogênese) nas proximidades. São esses novos vasos sanguíneos que vão fornecernutrientes para as células cancerosas e possibilitar a formação do tumor. Finalmente, o câncer cresce o bastante para ser detectado pelo raio-x. Assim que se forma, as células cancerosas podem se desprender do tumor, viajar pelo organismo e formar outros tumores em outras partes do corpo, um processo chamado metástase. O câncer de pulmão é hoje um dos mais mortais porque costuma se espalhar antesde ser diagnosticado.
Só nos Estados Unidos são registrados 170 mil novos casos de câncer de pulmão por ano, um número que no Brasil está em torno dos 27 mil, uma estatística que muitos acreditam ser subestimada. Só nos EUA, cerca de 160 mil pessoas vão morrer de câncer de pulmão este ano, enquanto por aqui as estimativas são de cerca de 15 mil. Cerca de 60% dos pacientes morrem ao longo dosprimeiros 12 meses após o diagnóstico e 75% após 2 anos – e esses números permanecem inalterados há 10 anos.

Tipos de câncer de pulmão

Há dois tipos principais de câncer de pulmão, que exigem tratamentos diferentes:
-  Câncer de pulmão de células pequenas
-  Câncer de pulmão de não-células pequenas
 
Se o câncer tem características de ambos é chamado de câncer misto de células grandes epequenas.
 
Cerca de 85% dos cânceres de pulmão são do tipo não-pequenas células, que se divide em três subtipos, de acordo com a forma e características das células:
Carcinoma epidermóide ou de células escamosas: representa entre 25% e 30% dos cânceres de pulmão. Estão associados ao fumo e tendem a aparecer perto dos brônquios.
Adenocarcinoma: responde por 40% dos cânceres de pulmão egeralmente surge na parte periférica do pulmão.

Carcinoma de células grandes: representam entre 10% e 15% dos casos, pode aparecer em qualquer parte do pulmão e tende a crescer e se disseminar depressa.
 
Cerca de 15% dos casos de câncer de pulmão são do tipo de célula pequena. Ele geralmente começa nos brônquios, perto do centro do peito. Embora essas células cancerosas sejam pequenas, elas semultiplicam rapidamente e formam tumores grandes que se espalham por várias partes do corpo. Isso significa que o tratamento do carcinoma pulmonar de células pequenas precisa incluir drogas capazes de matar células cancerosas em várias partes do organismo. Esse é basicamente um câncer de fumantes, raríssimo em pessoas que nunca fumaram.
 
Como a maioria dos cânceres de pulmão em estágio inicial nãoapresenta sintomas, apenas uma pequena parcela de casos de câncer de pulmão é diagnosticado do início. Geralmente, a doença é descoberta por acaso, quando o paciente está sendo examinado por outro motivo.
 
Screening
 
Screening é o uso de testes para diagnosticar uma doença em pessoas que não apresentam sintomas. Como o câncer de pulmão costuma se disseminar para outros órgãos antes de ser...
tracking img