Karl marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Karl Marx
Introdução
Karl Marx escreveu obras não apenas para ajudar a contribuir para a evolução da ciência, mas para propor uma transformação na política econômica e social. Há um alcance mais amplo nas suas teorias, em que abordam dimensões de um ideal revolucionário e uma ação política efetiva.
Sua trajetória é lembrada por diversas concepções que são: o valor,a alienação, classes sociais, mais-valia, trabalho, modo de produção. Vejamos a seguir algumas delas:

I - Biografia
Karl Marx nasceu na cidade de Trevas, na Alemanha no ano de 1818. Em 1836, matriculou-se na Universidade de Berlim, doutorando-se em filosofia em Lena. Mudou- se para Paris, onde conheceu Friedrich Engels, seu companheiro de idéias e publicações por toda a vida. Expulso daFrança em 1845 foi para Bruxelas participar da recém-fundada Liga dos Comunistas. Em 1848 escreveu com Engels O Manifesto do Partido Comunista, obra fundadora do “marxismo” enquanto movimento político e social a favor do proletariado. Com o insucesso das revoluções sociais de 1848, Marx mudou-se para Londres, onde se dedicou a um grandioso estudo político da economia política. Marx foi um dosfundadores da Associação Internacional dos Operários ou Primeira Internacional. Morreu em 1883, após intensa vida política e intelectual. Suas principais obras foram: A ideologia alemã, Miséria da filosofia, Para a critica da economia política, A luta de classes em França, O capital.


II - Contexto Histórico

O século XIX, também conhecido como o século da Razão, vai de 1801 até 1900. Foio século das grandes invenções, das profundas transformações político-sociais e econômicas que influenciariam as gerações seguintes. Todas estas transformações foram fortemente apoiadas nas idéias renovadoras da Filosofia e Ciências divulgadas pelos Iluministas.
Nesta época, a sociedade francesa era constituída de três grupos sociais básicos:  formado pelo clero(elementos da igreja),nobreza(donos de terras e títulos) ,burguesia comerciantes, banqueiros, industriais, artesãos, proletariado industrial e camponeses.  A burguesia tinha poder econômico devido as suas atividades industriais e financeiras, mas não tinha participação política, pois o poder era concentrado nas “mãos do rei”(Absolutismo). Foi esta a razão da Revolução Francesa  de 1789 (Século XVIII).
As atividadesartísticas e culturais do século XIX revelam uma preferência romântica, que por sua vez influencia as idéia políticas e sociais abraçadas pela burguesia revolucionária. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade eram associados às Manifestações filosóficas, políticas, religiosas, sociais e científicas do século XIX.
No campo da filosofia observa-se que a mesma passa a não tolerar osdogmas da Igreja e, longe de exemplificar aquela fraternidade do Divino Mestre, recolhe-se no seu negativismo transcendente, aplicando às suas manifestações os mesmos princípios da ciência racional e materialista. Tais idéias conduzem aos exageros do cientificismo em que a fé na ciência se torna a verdadeira fé.
Na Inglaterra do século XVIII, William Godwin desenvolve o pensamento anárquico,de onde surgem, no século XIX, duas correntes principais. A primeira, encabeçada por Pierre-Joseph Proudhon afirma que a sociedade deve estruturar sua produção em pequenas associações baseadas no auxílio mútuo entre as pessoas, sendo as mudanças feitas com base na fraternidade. A segunda, encabeçada por Karl Marx e Frederich Engels, defende a utilização de meios violentos nos processos detransformação da sociedade que termina no socialismo. Os movimentos políticos confrontam as práticas religiosas da Igreja, desviada dos princípios morais e aproximada das necessidades da nobreza reinante. A fragilidade da Igreja Católica abre espaço para a expansão das doutrinas divulgadas pelas Igrejas reformadas. Os questionamentos levam a um reexame dos textos bíblicos e até a um estudo da razão de...
tracking img