Karl marx, manifesto do partido comunista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Os países Europeus já reconhecem que o comunismo existe e é uma força política persistente e que já era tempo dos comunistas se apresentarem, expondo suas ideias, através de uma plataforma.
O Manifesto do Partido Comunista serviu como base para revoluções socialistas, propondo união entre os trabalhadores, buscando um ideal de igualdade. Desde que foi publicado, o mundonão foi mais o mesmo. Tal manifesto mobilizou trabalhadores e estudantes em boa parte do mundo.
A sociedade burguesa, mesmo com o fim do feudalismo, não eliminou os conflitos das lutas de classe. Marx dividiu a sociedade em classes: de um lado burguesia, latifundiários, que detêm os meios de produção e por outro lado, os trabalhadores e camponeses que trabalham em troca de um salário. Paraele os conflitos de lutas de classe são inevitáveis na sociedade capitalista e põe a sociedade burguesa moderna como classe opressora.
O capitalismo não quer dizer apenas uma posição individual na produção, mas o desempenho social. O capital é resultado de uma força coletiva dos membros da sociedade. Marx concebia o comunismo como resultado do capitalismo. Caindo o capitalismo, o Estadogovernaria em prol do trabalhador.





























QUESTÃO 1- Dê um novo título ao livro:

O Levante da Classe Trabalhadora

QUESTÃO 2- Resumo:

Ao observar o novo mundo industrializado e o comportamento da classe burguesa em relação ao proletariado, Karl Marx e Friedrich Engels escrevem O Manifesto do Partido Comunista, entre fins de 1847 e início de1848, com o objetivo de esclarecer o entendimento do proletariado sobre suas condições nas relações de trabalho. A burguesia, como classe dominante, se enriquece a cada dia, enquanto o proletariado ganha apenas o necessário para sua subsistência e perde valores como família e lazer e o lugar da mulher e da criança na sociedade passa a ser substituído pela necessidade do mercado de trabalho. OManifesto é uma obra direcionada a todos os operários do mundo como um chamado à conscientização da classe da necessidade de se unir em favor de seus interesses, pois somente a partir do momento em que o proletariado tiver a consciência de “classe para si”, poderia inverter o quadro imposto pela burguesia. No modelo industrial burguês, o trabalhador passa a ser visto apenas como parte da máquina, quevende seu tempo em troca do salário de subsistência e precisa de qualificação progressiva para manter-se apto às necessidades do mercado; do contrário, passa a fazer parte do exército industrial de reserva de mão de obra, onde a máquina substitui o homem. Marx e Engels conceituam fenômenos como alienação, mais valia, super e infra estrutura explicando, através do método do materialismo histórico,que se os trabalhadores se unirem podem fazer uma revolução sobre a burguesia como a que ela fez sobre o feudalismo.

QUESTÃO 3- Os conceitos abaixo são elaborados por Karl Marx para explicar a sociedade capitalista. Explique-os e identifique-os com citações literais do livro Manifesto do Partido Comunista:

Luta de Classes: A luta de classes, segundo Marx, é a força capaz de criar revoluções eisso se deu em várias épocas ao longo da história. Com a criação da propriedade privada dos meios de produção, a sociedade passa a ser dividida entre burguesia e proletariados, com a exploração do primeiro sobre o segundo.
A história da sociedade se confunde até hoje com a história das lutas de classe. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre decorporação e companheiro, em outros termos, opressores e oprimidos em permanente conflito entre si, não cessam de se guerrearem em luta aberta ou camuflada, luta que, historicamente, sempre terminou numa reestruturação revolucionária da Sociedade inteira ou no aniquilamento das classes em choque. Já nos primórdios da história, pudemos constatar, por toda parte, a existência de uma nítida divisão da...
tracking img