Kant e o filme "jardineiro fiel"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Entre o racional e o lucro: a vida.

Desde da constituição do Estado Moderno, principalmente a partir do século XVIII, a vida social passa a ser orientada por normas jurídicas, que indicam oque não se deve transigir nas relações interpessoais, o que inclui o binômio empresa-cidadão. Pelo menos esta é a norma geral para os países ocidentais.
No entanto, o filme “O fiel jardineiro”apresenta um outro pano de fundo que desconhece o valor capital vida e desta maneira subverte este valor, pondo o meio a frente do fim. Para as empresas farmacêuticas que testam medicamentos sem seguir osdevidos protocolos internacionais, pulando etapas e usando pessoas como cobaias e causando inúmeras mortes, a vida é apenas uma questão econômica. Ao não seguir regras, ao testar remédios poupassetempo e é possível obter a cura. E desta maneira, produzir em escala industrial e sair a frente de possíveis concorrentes com preços exorbitantes, afinal possuem o monopólio da cura. O que agrava oquadro é o local escolhido para estes experimentos, o Quênia, país pobre da África em que a fraqueza de suas instituições permitem o fluir da corrupção..
É neste contexto que se desenvolve a relaçãoamorosa entre um diplomata e uma pacifista, ambos ingleses (Justie e Tessa). Ela se desloca para aquele Pais africano e descobre a trama da indústria farmacêutica, atuando junto a um médico com afinalidade de orientar a população sobre os riscos dos remédios. Por esta atitude ela é morta. Neste meio tempo, Tessa perde seu filho com o diplomata no momento do parto em precário hospital queniano.Ao ser informado da morte de sua companheira, Justie é surpreendido e decide ir ao Quênia verificar em que condições ocorreu a morte dela. Dai em diante, o filme impõe um dilema moral para ele: oque fazer? Baseado em que valores Justie deve agir? E a sua condição de diplomata, indica a necessidade de discrição, mesmo em se tratando de assunto de caráter particular. No decorrer do filme, ele...
tracking img