Kalr max

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 36 (8889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Luana Pereira Antunes Dourado

PARTICIPAÇÃO DAS CITOCINAS NA AVERSÃO E ALERGIA ALIMENTAR INDUZIDA À OVALBUMINA EM CAMUNDONGOS

Instituto de Ciências Biológicas Universidade Federal de Minas Gerais Belo Horizonte 2006

Luana Pereira Antunes Dourado

PARTICIPAÇÃO DAS CITOCINAS NA AVERSÃO E ALERGIA ALIMENTAR INDUZIDA À OVALBUMINA EM CAMUNDONGOS

Dissertação apresentada ao Curso dePós-Graduação em Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais como requisito para obtenção do título de Mestre.

Orientadora: Profª Drª Denise Carmona Cara Machado Departamento de Patologia Geral - ICB – UFMG Colaboradora: Profª Drª Danielle da Glória de Souza Departamento de Microbiologia - ICB – UFMG

Belo Horizonte 2006

1

Este trabalho foirealizado no Laboratório de Neuro Imuno Patologia Experimental (NIPE) do Departamento de Patologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Contamos com apoio financeiro do CNPq e da FAPEMIG.

2

“O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim; esquenta e esfria, aperta e depois afrouxa e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O queDeus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre e amar, no meio da tristeza. Todo caminho da gente é resvaloso, mas cair não prejudica demais. A gente levanta, a gente sobe, a gente volta.” (Guimarães Rosa)

3

Dedico este trabalho aos meus pais por terem me apoiado e me incentivado, possibilitando que eu chegasse até aqui. Ao Bruno pelo amor, companheirismo, paciência, carinho eapoio constante. Amo muito vocês.

4

AGRADECIMENTOS A Deus, que guiou meus passos, me protegeu com suas mãos misericordiosas e colocou pessoas iluminadas em meu caminho. Aos meus pais, Zilmo e Maria que me amaram, cuidaram de mim e me ofereceram o que eles tinham de melhor. Tenham certeza de que todas as minhas conquistas são mais de vocês do que minhas. Aos meus irmãos Vinícius, Fernandae Letícia, pelo vínculo de amor. Obrigada pela paciência e por torcerem por mim em todos os meus projetos. Ao Bruno, por compartilhar todos os meus sentimentos, pelo valioso apoio, pela dedicação e paciência em todos os momentos. Ao Dílson, Eunice e Débora, por me acolherem com carinho e pelo incentivo. Aos meus queridos afilhados Maria Luíza, Bruno e Natália, pelo amor e pela alegria. À minhaorientadora Denise, pela confiança no meu potencial. Agradeço também pela amizade sincera, pelo apoio desde a Iniciação Científica e principalmente nestes últimos tempos, por ter sido essencial para minhas conquistas. Á professora Danielle pelo carinho, pela disponibilidade constante e pelo apoio. À professora Leda Quercia Vieira, pelo fornecimento dos animais deficientes. Às amigas Daniela eJanaína, pelos ensinamentos, pela convivência e pela amizade. À Cláudia, por ser minha companheira no laboratório desde o início; pela parceria, disponibilidade e por ser minha grande amiga.

5

À Maria Letícia, Maria, Frank, Paloma e Thales pela amizade e pelo companheirismo. Aos colegas do laboratório pela convivência, pelos sorrisos e pela disponibilidade em ajudar: Wanderson, Marta, Mirna,Felipe, Eliane, Vanessa, Ferdinan, Carol, Sílvia, Camila e Weverton. Ao professor Wagner e à professora Rosa, pelo ótimo convívio. Ao Caio e ao Flávio pela importante ajuda nas dosagens das citocinas. A todos os meus colegas da graduação que estão presentes, cada um à sua maneira. Em especial, agradeço à amiga Fernanda Nobre pelo carinho e apoio. A todos os colegas da Biologia Celular. ÀUniversidade Federal de Minas Gerais por ter me tornado uma pessoa mais completa.

6

SUMÁRIO Pág 1. RESUMO.......................................................................................... 11 2. INTRODUÇÃO................................................................................. 2.2 A mucosa intestinal................................................................... 2.3 Alergia...
tracking img