" Resenha" o fim do mundo antigo: uma discussão historiográfica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (776 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O fim do mundo antigo: uma discussão historiográfica

O fim do Mundo Antigo sempre foi tema de muito estudo por parte de muitos historiadores, e vários tentaram explicar como se findou uma das maisimportantes civilizações antigas, o Império Romano, que começou a enfrentar sérios desafios para sua manutenção, como, problemas políticos, econômicos, culturais etc.
E o que para muitoshistoriadores apontam como ponto crucial para o fim da sociedade romana, foi um problema externo, às invasões bárbaras.

No século XIX, pesquisadores começaram a pesquisar mais a fundo as causas para o fim doimpério, lançaram estudos gigantescos e escolas foram fundadas com o amparo de grandes historiadores da época.
Os historiadores do século XIX tinham seus trabalhos limitados por algumas idéiasgeradas há tempos anteriores, a mais evidente dizia que a dimensão do conhecimento histórico era a ação política.

Em relação a Historia Antiga, os historiadores com intenção de mostrar com exatidão omomento da transição da Antiguidade para a Idade Media, citaram o desaparecimento da unidade política imperial nas províncias do Ocidente como o marco final do Mundo Antigo. A partir de então, começaramnovos tempos na História da Civilização Ocidental.

Uma parte importante da história foi o Renascimento que buscava resgatar os valores clássicos, indo contra a experiência medieval. Nos séculosXVII e XVIII apareceram grandes pensadores que acreditavam que o desenvolvimento sempre seria seguido de um declínio e que dificilmente voltaria ao seu estado inicial.

A queda do Império Romano foifundamental para que os pesquisadores pesquisassem o desenvolvimento para todas as sociedades que passam por decadência, sendo ela de causas políticas, e isso trouxe muitos avanços na área das CiênciasHumanas.

No final do século XVIII a História vinha recebendo críticas de pensadores importantes, como Voltaire, que defendia um estudo da História como um todo e não apenas de aspectos políticos,...
tracking img