Kalecki

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS – CCJE

Disciplina: Teoria Macroeconômica III
Professor: Rodrigo Franklin (rodrigo.franklin@ufrgs.br)Período: 2011/2
Aluno: Jean Malta Nogueira

Ficha de Leitura VII – Kalecki cap. 2

Kalecki demonstrou que a distribuição da renda é função inversa das barreiras à entrada, que definem o grau demonopólio do sistema e a produtividade do trabalho. Afinal, quanto menores as barreiras à entrada:
1) maior a disputa por parte das empresas para conquistar clientes, o que impõe a depressão do mark-up,com conseqüências positivas sobre o salário real;
2) maior a parcela dos trabalhadores que pode se auto-empregar, bem como empregar uma outra parcela da população trabalhadora a partir da adoção depadrões produtivos pouco intensivos em capital e intensivos em trabalho vivo.
Estes dois movimentos determinam que, para um mesmo valor dos gastos autônomos, serão maiores o emprego, a massa desalário, a renda e o grau de utilização da capacidade instalada. O que se resolve em estímulos à sustentabilidade do crescimento econômico, por oposição à reversão endógena, típica de economias capitalistasfortemente oligopolizadas.

Na modelagem mais conhecida do sistema kaleckiano de distribuição a produtividade do trabalho é indicada pelo parâmetro “j”, que corresponde à razão média entre dispêndioscom insumos e salários. Mais exatamente, se a distribuição é medida pela participação dos salários na renda (W / Y), então, para Kalecki: W / Y = W / [ (W + M) + W] = 1 / [ (1 + j) + 1], onde é omark-up sobre os custos diretos e M é o total dispêndio com insumos.

É bom lembrar que os movimentos redistributivos em Kalecki não se definem no mercado de trabalho (responsável tão somente peladeterminação da taxa nominal de salários), mas no mercado de produto (responsável pela determinação do nível geral de preços). Para ser mais claro: em Kalecki, a distribuição é função do salário...
tracking img