Fichamento kalecki

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No texto de Michael Kalecki temos uma estruturação e conceituação so-bre os ciclos econômicos. Inicialmente Kalecki fala que “O desemprego em massa parece ser o mais evidente sintoma de depressão econômica. [...] mas uma das principais características do sistema capitalista é o fato de que o que é vantajoso para um empresário individual não necessariamente beneficia a todos os empresários comoclasse”, (pp 21). Nesse mesmo esquema os “salá-rios em geral são de fato reduzidos, e do mesmo modo os impostos, como con-trapartida da diminuição dos ordenados dos funcionários públicos. (pp 21). Após esse processo de diminuição de salários ainda existe um grande desafio que é a venda dos produtos. “A produção se elevou consideravelmente e, co-mo resultado do aumento na relação preço-salário, aparte da produção equivalente aos lucros [...] cresceu ainda mais [...] o efeito imediato dos maiores lucros será uma acumulação de reservas monetárias nas mãos dos empresários e nos bancos. [...] os crescentes estoques soarão o alarme de uma nova redução dos preços dos bens que não encontraram saídas. Assim o efeito da redução de custo será anulado. No fim das contas, somente terá ocorrido umaredução de preço, cancelando a vantagem de redução de custo para os empresários”. (pp 22). Desse modo “o que os empresários ganham na diminuição de salário é logo dissipado por meio do declínio dos preços”. (pp 22).
Para Kalecki uma forma de manter os preços mesmo com o aumento da produção é a criação dos monopólios, contudo, “é muito improvável que os cartéis investirão os lucros derivados das reduçõessalariais mais prontamente do que os empresários em condições de ‘livre concorrência ‘ [...] assim, em um sistema totalmente cartelizado, [...] os preços permanecerão inalterados as vendas dos produtos cairão na mesma proporção em que as receitas descressem” (pp 23).
“uma redução dos salários não constitui uma saída da depressão, por-que os ganhos não são usados imediatamente pelos capitalistaspara a compra de bens de investimentos” (pp 23).
Uma outra forma de recuperar a economia pode ser a partir de uma “i-novação tecnológica importante, há um aumento do investimento associado à sua propagação. [...] O financiamento do investimento adicional é realizado pela assim chamada criação de poder de compra. [...] O aumento do emprego é uma fonte de demanda adicional por bens de consumo eisso, por sua vez gera um nível mais alto de emprego nas respectivas industrias. [...] os lucros adicionais retornam aos bancos como depósitos. Os créditos bancários aumentam em montante igual no investimento adicional, e os depósitos em valor igual aos lucros adicionais. [...] Os lucros que não são investidos não podem ser mantidos porque são eliminados pela subseqüente queda da produção e dospreços” (pp 23-24).
Para Kalecki “é inerente à depressão alimentar forças que põem fim a ela mesma. [...] a economia se estabiliza no fundo da depressão a um nível muito baixo de atividade econômica. [...] é essa destruição de equipamento que, depois de um período relativamente longo, inicia o movimento de recupe-ração. Porque, devido à eliminação do equipamento, a mesma demanda é agora atendida por umdecrescente numero de estabelecimentos” (pp 25).
Outro fator é a “intervenção governamental [...] o governo realizador do investimento, o qual é igualmente financiado por meio do poder de compra adicional, com o objetivo de quebrar o impasse da depressão. [...] o governo gasta o dinheiro [...] cresce o emprego nas indústrias de bens de investimento e, subseqüentemente, também nas indústrias debens de consumo, como resultado do maior poder de compra dos trabalhadores. Os montantes gastos pelo governo vão como lucros, diretamente ou através das despesas dos trabalhadores, para os bolsos dos capitalistas, e retornam aos bancos como seus depósitos.” (pp 27).
Posteriormente Kalecki mostra fórmulas e gráficos que tendem a exem-plificar sua teoria econômica num todo. Destacam as...
tracking img