Fichamento de: OLIVEIRA, Giuliano Contento de. Estrutura patimonial e padrão de rentabilidade dos bancos privados no Brasil (1970-2008):

1762 palavras 8 páginas
Fichamento de: OLIVEIRA, Giuliano Contento de. Estrutura patimonial e padrão de rentabilidade dos bancos privados no Brasil (1970-2008): teoria, evidência e peculiaridade. (2009, p. 7- 48) O principal asssunto a ser tratado no capítulo é como se estrutura o sistema numa economia empresarial, onde os agentes tem como principais objetivos “a acumulação e valorização da riqueza sob a forma monetária”. (OLIVEIRA, 2009, p.7) Por essa razão a instabilidade torna-se inerente ao sistema e os bancos passam a ter centralidade. Com relação aos circuitos industrial e financeiro, há a interdependência entre os setores produtivo e monetário, onde a relação é estabelecida através da moeda, que por sua vez é um bem não neutro, por adquirir função de ativo no sistema. A moeda na economia pode ser dividida em três categorias, distinção proposta por Keynes em Treatise (1930, p. 30-32), que são os depósitos de renda, os depósitos de negócios e os depósito de poupança. O primeiro diz respeito aqueles depósitos realizados à vista, que cobrem o intervalo entre recebimento e gasto, relacionam aos gastos e poupanças pessoais. O segundo são relacionado aos “homens de negócio”, que se divide em parte de reserva de recursos líquidos relacionados a produção, e outra parte desntinada à especulação e transações financeira. E por fim os depósitos de poupança são realizados pelos possuidores de recursos que não se destinam a pagamentos correntes. Fazem parte da circulação produtiva os depósitos de renda e de negócios; e da circulação financeira os depósitos de poupana e parte dos depósitos financeiros.
Como já dito anteriormente os circuitos produtivo e financeiro relacionam-se de maneira interdependente, e por essa razão existe instabilidade. “(...)Jaz, pois, nesta interdependência, a instabilidade sistêmica das economias capitalistas. A circulação financeira pode interferir na circulação industrial seja a partir da sucção de recursos desta última, podendo reduzir a disponibilidade

Relacionados