Kaizen – Melhoria Contínua

O Kaizen surgiu no início da década de 50, no Japão, por motivos de necessidade e não por opção. As empresas japonesas necessitavam crescer, mas não tinham dinheiropara isso e tão pouco o governo japonês podia emprestar. O Japão tinha perdido a II Guerra mundial, seu país estava arruinado, as empresas japonesas tinham que ter produtos com boa qualidade e com preçocompetitivo e, o pior, não tinham máquinas sofisticadas ou automáticas, como tinham os Americanos. Os japoneses, para poderem ser competitivos, tinham que ser mais criativos do que os demais países naárea da produção.
A teoria clássica de administração de Taylor ajudou os japoneses a criarem o Kaizen. Em 1950, o governo japonês em conjunto com a organização “União Japonesa de Cientistas eEngenheiros”, convidou o Americano W. E. Deming para fazer várias palestras, em 8 dias, sobre controle estatístico da qualidade. Para Willian Edwards Deming, o objetivo do administrador é aperfeiçoar osistema como um todo.  Deming sempre empregou a harmonia, importância da constante pesquisa em projeto, produção e vendas, para que a empresa possa atender as necessidades do mercado e do cliente comprodutos de melhor qualidade. 
“Quando o dinheiro é um fator crítico, a inovação é cara. Kaizen, por outro lado, enfatiza os esforços humanos, moral, comunicação, treinamento, trabalho em equipe,envolvimento e autodisciplina – uma abordagem de baixo custo à melhoria”. Masaaki Imai (2007).
O método Kaizen é muito mais do que um processo de melhoria contínua, é uma crença na qual a criatividade daspessoas persegue as condições ideais de um processo, mesmo que este objetivo nunca seja alcançado.
Existe 5 elementos fundamentais:    
a) trabalhar em equipe;
b) disciplina pessoal;
c)constantes sugestões de melhorias;
d) eliminação de desperdícios;
e) Kaizen  deve tornar o trabalho mais fácil para as pessoas.

Após muita disciplina e dedicação, as empresas japonesas, no início da... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2014, 03). Kaizen - Resumo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Kaizen-Resumo/49399350.html

MLA

"Kaizen - Resumo" TrabalhosFeitos.com. 03 2014. 2014. 03 2014 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Kaizen-Resumo/49399350.html>.

MLA 7

"Kaizen - Resumo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2014. Web. 03 2014. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Kaizen-Resumo/49399350.html>.

CHICAGO

"Kaizen - Resumo." TrabalhosFeitos.com. 03, 2014. Acessado 03, 2014. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Kaizen-Resumo/49399350.html.