Ka23

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2867 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Motivos do abandono da prática esportiva. Uma revisão na literatura

*DEF-UFLA, Brasil. Grupo de Estudos em Voleibol
**PPGCMH, UPV, Chilán, Chile
***Núcleo de Estudos do Movimento Humano
(Brasil)
Marcelo de Castro Teixeira* ** ***
Sandro Fernandes Da Silva* ** ***
Guilherme de Oliveira Cardoso*
Gabriel Araujo Sulzbacher*
Helton Pereira Carvalho*
Pedro Lucas Leite Parolini*guilherme.ufla@hotmail.com


Resumo
Introdução: O esporte é parte da cultura desde o início da civilização, e pode ser considerado como um veículo da instituição social. E não se pode negar a importância da prática do esporte para crianças e adolescentes, visto que os benefícios são comprovados tanto na esfera cognitiva, motora e social. Sua adesão, e principalmente continuidade, são demuita importância para o crescimento e desenvolvimento da criança, mas hoje o que se percebe é um alto índice de abandono precoce da prática esportiva. O presente artigo aborda quais seriam esses fatores de abandono, bem como a relação desses com a idade, sexo, nível social, modalidade esportiva entre outros. Metodologia: Revisão bibliográfica de artigos, periódicos, publicações avulsas, textostécnicos referentes ao abandono de atletas, sendo a pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica descritiva. Revisão Bibliográfica: De acordo com os autores os principais fatores de abandono encontrados são: pressão de treinadores e pais, falta de tempo para outras atividades em especial o estudo, treinamento excessivo e motivação do atleta. Isso além de outros fatores secundários de acordo com acaracterística da amostra como: modalidade, questão financeira, idade, entre outros. Conclusão: Visto isso é necessária uma maior integração entre o aluno/atleta, pais, treinadores e escola. Sendo a escola e os pais responsáveis por compreender a importância do esporte, e o treinador por entender o papel da família e escola. Também se fazem necessários maiores estudos sobre o assunto na tentativa de seevitar ao máximo esse fenômeno do abandono precoce na iniciação esportiva de crianças e adolescentes.
Unitermos: Esporte. Abandono. Burnout.

EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 15, Nº 166, Marzo de 2012. http://www.efdeportes.com/

1. Introdução
O esporte é um fenômeno cultural que cada vez mais atrai adeptos de todas as idades. As crianças e adolescentesrepresentam uma grande parte de praticantes de inúmeras modalidades esportivas, sendo nesse período geralmente o primeiro contato com tais práticas. A princípio, e acordo com Carmo et al (2009) esse início esportivo se deve principalmente a alguns fatores como: diversão, ocupação de tempo livre, auto-superação e entrar em forma. Outros autores, que serão descritos posteriormente, também analisam omesmo fenômeno, sendo muitos com opiniões convergentes.
Mas da mesma forma que vários fatores levam à prática esportiva, outros tantos levam ao abandono precoce de tais atividades. Alguns desses fatores mais citados pela literatura são: pressão dos pais e treinadores, dificuldades com estudos, dificuldade financeira, treinamento excessivo, necessidade de realizar outras atividades, dentre algunsoutros. Tais razões serão detalhadamente analisadas levando em consideração seus estudos e autores. É necessário também levar em consideração diferenças quanto ao sexo, tipo de esporte, idade, condição sócio-cultural, tempo de prática, nível de competição e outros. A união desses conjuntos é algo relevante no abandono esportivo em crianças e adolescentes. E é exatamente sobre esses fatores que opresente artigo pretende discorrer.
Ademais, alguns estudos têm sido realizados a respeito das causas do abandono da prática esportiva, não só em atletas iniciantes, mas também em atletas participantes de competições oficiais, ou seja, atletas de rendimento. Assim, o presente estudo tem como principal objetivo fazer um relato e uma análise de revisão na bibliografia encontrada sobre os...
tracking img