Assertividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTA IZILDINHA – FIESI-UNIESP
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU –ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Tatiana Mariano Lazarini da Silva











LIDERANÇA: EM BUSCA DA ASSERTIVIDADE















São Paulo /SP
2012
TATIANA MARIANO LAZARINI DA SILVA













LIDERANÇA: em busca da assertividadeArtigo de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para obtenção do Grau de Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas à Faculdade Santa Izildinha – FIESI-UNIESP - sob orientação da Profª Dra. Hiloko Ogihara Marins












CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
FACULDADE SANTA IZILDINHA
São Paulo / SP
2012"Os grandes líderes são como os melhores maestros eles vão além das notas para alcançar a mágica dos músicos."
(Blaine Lee)




RESUMO

O líder deve identificar o perfil pessoal, os comportamentos, de cada integrante da sua equipe, para isto, pode se valer de instrumentos próprios para esta tarefa ou aguçar a suapercepção de comportamentos observáveis com a finalidade de identificar o perfil comportamental de cada um dos integrantes de sua equipe e seu próprio perfil. Identificando qual a contribuição que o líder pode trazer para a sua equipe através do estudo de comportamento de seu perfil de líder e de seus liderados. Hoje já não se pode mais confundir a visão que se tem do líder de ser apenas umapessoa que manda em outras, hoje a função de um líder é muito mais do que isso é preciso buscar a liderança assertiva. Este estudo trilhou o caminho metodológico da pesquisa bibliográfica e exploratória de campo.



Palavras-chave: Perfil, Comportamento, Líder, Liderado, Liderança assertiva.






















INTRODUÇÃO


Desde as primeiras organizações sociais,intituladas de comunas primitivas, o homem apresentava a necessidade da figura do líder. Esta função, porém não é privilégio apenas das sociedades humanas. Alguns animais, quando organizados em bandos e/ou mesmo em sociedade, como ocorrem em algumas espécies de insetos, necessitam da figura do líder.
O líder, portanto, assume um papel fundamental para a própria existência destesgrupamentos, já que é por meio deste importante "mentor" que se traçam os objetivos e as estratégias de sobrevivência, ponderadas quando se trata dos homens e/ou organizadas instintivamente, como no caso dos animais. A história humana, por exemplo, mostra o papel de diversos líderes no campo religioso, militar, monárquico, intelectual dentre outras áreas.
Provavelmente, tinham a capacidade de motivare conduzir de maneira com que os liderados confiassem no objetivo proposto por eles. Esta característica, contudo, é resultado de padrões da personalidade, que são construídos a partir do tempo de vida do indivíduo e são agregados de diversos elementos, como por exemplo, fatores psicológicos, emocionais, educacionais, culturais, sociais, dentre outros.
Para se destacar como um bom líder, oindivíduo tem que possuir, como uma de suas principais ferramentas, a capacidade de motivar os liderados. Dentro deste contexto, liderança e motivação se constituem em duas variáveis extremamente importantes para a sobrevivência das organizações. Globalização, acirramento da concorrência, flexibilização do mercado de trabalho, levam os líderes a assumirem posturas cada dia mais complexas.Não basta ter comando de voz, como em sistemas de gestão que perduraram em modos de produção no passado, a liderança na contemporaneidade exige muito mais que uma autoridade, mais a habilidade para motivar e verificar o ser humano como um indivíduo único. Os grupos de liderados não possuem características homogêneas. Cada ser humano possui necessidades específicas e estas têm que ser observadas...
tracking img