Juventude e drogas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
LUIS CARLOS SANTOS DA CRUZ CHAGAS

PROJETO DE PESQUISA

IBOTIRAMA
2012

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
LUIS CARLOS SANTOS DA CRUZ CHAGAS

JUVENTUDE E DROGAS

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná. Atividade Interdisciplinar.
Orientadores: Helenara ReginaSampaio, Edna Braun, Amanda Boza, Rodrigo Zambon.

IBOTIRAMA
2012
Juventude e Drogas

1. Introdução
Este projeto de pesquisa terá como tema “juventude e Drogas”. Tem a pretensão de trazer a tona uma discussão a cerca das drogas e suas consequências na vida dos jovens e seus familiares. Wikipédia, (2012), “droga (do francês drogue, provavelmente do neerlandês droog, "seco, coisa seca"),narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos”.
A pesquisa terá como foco as políticas públicas de juventude voltadas para o enfrentamento das consequências que a droga provoca na vida dos jovens, seus familiares e da sociedade em geral.
Explicitar o que o estado vem desenvolvendo a respeito do problema apresentado,os desafios enfrentados e o que poderá ainda ser implementado para que as políticas de enfrentamento às drogas apresente melhores resultados.
A droga ganhou hoje uma grande dimensão na vida das pessoas, principalmente entre os adolescentes e jovens que são o “alvo mais fácil” por isso é importante conhecer a fundo os problemas enfrentados pelos jovens usuários de drogas e seus familiares.

1.Delimitação e Formulação do Problema
A futura pesquisa será embasada na realidade existente, atualmente, entre os jovens e a droga, sendo este o tema central do estudo. A partir disso, terá como elemento problemático a efetividade das políticas públicas de juventude voltadas para o enfrentamento das drogas.

3. Formulação dos objetivos “Geral e Específico”
Geral:
Compreender a efetividadedas políticas públicas de enfrentamento dos problemas causados pelas drogas.
Específicos:
Descrever o processo de criação de políticas públicas voltadas aos jovens dependentes químicos;
Identificar os projetos realizados voltados para a efetividade de púlíticas públicas de combate às drogas;
Analisar as obrigações do estado e da sociedade diante da efetividade das políticas públicas deenfretamento às drogas;

4. Justificativa
Esse projeto visa elucidar o processo de criação e implementação das políticas públicas que tem como objetivo o enfrentamento dos problemas causados pelo uso de drogas especialmente no que diz respeito à juventude, público mais vulnerável e susceptível à oferta de drogas ilícitas presentes, sem exceção, em todas as cidades brasileiras. A partir daí buscarentender porque o estado não consegue controlar esse problema.
Muitas das ações para enfretamento das questões sociais e aqui, em especial, os problemas causados pelas drogas, são desconhecidas, fazendo com que muitos direitos não sejam acessados. Conhecer tais políticas fazem com que a criminalização caia sobre os ombros dos que traficam e não dos que são usuários, como acontece, principalmente, nosmunicípios pequenos.
A sociedade em geral deve está atenta às questões sociais no que tange a problemática do uso de drogas, as consequências do vício e o cuidado que deve ser dispensado ao público usuário como sujeito de direitos. Esse projeto pretende trazer à tona a discussão sobre o problema em questão e as diretrizes de ações propostas para o acolhimento e reabilitação de dependentesquímicos.

5. Metodologia
A pesquisa levará em conta os diversos meios disponíveis para o enriquecimento desse processo como livros, revistas, internete, estatutos, leis, etc. Além disso será utilizado a revisão bibliográfica como instrumento metodológico, entendido como o melhor caminho para um resultado efetivo na pesquisa proposta. Segundo FALBO (2010) “é um processo interativo que permite...
tracking img