Juventude no mundo do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ELAINE RIBEIRO - RA 678660 JULIANA DE SOUZA - RA 2179601

JUVENTUDE NO MUNDO DO TRABALHO EM EMBU DAS ARTES: Apontamento das deficiências na empregabilidade de jovens e intervenção do assistente social no fortalecimento das instituições privadas governamentais e não governamentais

ITAPECERICA DA SERRA 2012

SP

ELAINE RIBEIRO JULIANA DE SOUZA

JUVENTUDE NO MUNDO DO TRABALHO EM EMBU DASARTES: Apontamento das deficiências na empregabilidade de jovens e intervenção do assistente social no fortalecimento das instituições privadas governamentais e não governamentais

Artigo apresentado ao curso de Serviço Social da Unisa Digital (Universidade de Santo Amaro) como requisito para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, sob orientação da professora: Telma Ivanise VieiraCandelária e tutora presencial Valquíria de Sousa.

ITAPECERICA DA SERRA 2012

SP

Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência. Karl Marx

AGRADECIMENTOS

Agradecemos primeiramente à Deus pela força, sabedoria e direcionamento, aos inspiradores deste artigo de conclusão de curso, aos jovens aprendizes do CENTRO DEREFERENCIA DA JUVENTUDE , à nossa família pelo apoio mãe, marido querido, filhos que são nossas fontes de energia, agradeço ao Hélio Cabral coordenador do centro de referencia da juventude e professor da rede estadual de ensino, que é sábio na concepção de juventude e que marcou o pensamento deste documento apresentando uma juventude cidadã, com foco nas necessidades dos jovens e não na idéia dejuventude problemática...(sic), agradeço à uma pessoa especial Cristiane Maschio assistente social que me ensinou o dom e as técnicas de praticar a profissão sem interferir na realidade em que os usuários vivem, e que hoje se tornou uma grande amiga.

Sumário
1. INTRODUÇÃO ........................................................................................................................ 41.1 OS ATUAIS PROBLEMAS E SUAS INTERVENÇÕES PALIATIVAS ........................... 7 1.2 A NECESSIDADE DE INSERÇÃO E CAPACITAÇÃO DO JOVEM EM BUSCA DO PRIMEIRO EMPREGO ................................................................................................................10 REFERENCIAS.............................................................................................................................13

5

INTRODUÇÃO

O presente artigo apresenta a juventude numa construção social e histórica, podendo ser considerada um dos mais significativos momentos do ciclo da vida para investigar e propor saídas para muitas das crises e mudanças em diferentes esferas do social, em especial no mundo do trabalho. Tradicionalmente os estudos que buscam definir a condição juvenil,assinalam que a passagem dos estudos para o mundo do trabalho, ao lado da independência em relação à família e da constituição de um novo núcleo familiar, é um marco fundamental na transição para a vida adulta.
Mas, afinal, como compreender a juventude?Temos de partir da ideia que os tempos da vida, e neles a juventude, são constitutivos da produção e reprodução da vida social. Significa dizerque em qualquer sociedade humana existe uma forma própria de categorizar os tempos da vida, atribuindo significados culturais a cada uma das etapas biológicas do desenvolvimento humano. (Debert, 2000).

Desta forma, este artigo provoca uma reflexão nas transformações na esfera do trabalho e as imprevisibilidades correlacionadas à família, escola e trabalho.

A juventude

uma categoriainventada pelos adultos

mantém-se, mas os seus gostos, atitudes, sonhos e sentidos tornamse cada vez mais difíceis de somatizar. A experiência social contemporânea marca as identidades juvenis com o profundo desejo de viver em grupo, fazer-se na relação com o outro. O eu é relacional e móvel para responder a uma contemporaneidade que exige flexibilidade (Melucci,1992).

6

Por outro lado, é...
tracking img