Juventude anos 60

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Icons que marcaram a década

A década de 1960 teve momentos muito marcantes, e com eles alguns icons que ficaram na história. Como por exemplo :

Andy Warhol
Andy nasceu em Pittsburgh, nos EUA a 6 de Agosto de 1928 e morre em 1987. Nos anos 60 começou a pintar produtos americanos famosos como latas da sopa Campbell’s e Coca –cola , ou ícones de popularidade, como Marilyn Monroe. Foiincidindo na técnica pop-art. Foi financiador e mentor da banda Velvet Underground e usava uma cabeleira branca para ser diferente das outras pessoas. 
Barbarella
Personagem aventureira e erotizada de uma história de Banda Desenhada criada em 1962, tornou-se ícone do movimento feminista nos anos 60. Levada ao cinema, em 1968, transformou a intérprete Jane Fonda num dos “sex symbols” da década.Beatles
Banda de rock britânica formada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Durante quase uma década os Beatles foram, mesmo, como John Lennon disse numa entrevista polêmica em 1966, mais famosos do que Jesus Cristo. O quarteto ditou grande parte do comportamento e da moda dos anos 60. Uma delas surgiu com o disco Revolution em 1968. Assim que a banda começou a cantar asdelícias da filosofia oriental, aumentou o afluxo de jovens turistas americanos e europeus aos países da Ásia. 

Brigitte Bardot
Atriz francesa que se tornou “sex symbol” dos anos 60 ao mostrar mais do que apenas seu belo sorriso no cinema, ao contrário do que era comum entre as divas hollywoodianas. Começou a trabalhar com moda aos 15 anos (1949). Em 1950, foi capa da revista Elle e, em 1951, daprincipal revista francesa, a Paris Martch.Em 1952 estreou no cinema, em “Manina, la fille sans voile” (A moça sem véu) e fez as primeiras cenas de biquíni. Foi uma revolução. Na época, seu pai tentou impedir que o filme fosse censurado, mas não conseguiu.
BB encenou mais de 50 filmes , gravou dezenas de discos e encerrou sua carreira em 1973, aos 40 anos. Atualmente, Brigitte Bardot évegetariana e usa sua fama pessoal para defender os direitos dos animais.

Festivais de Música
Os festivais de música transmitidos pela TV na década de 60 transformaram-se um fenômeno de audiência entre os jovens e a principal plataforma de lançamento de tendências e artistas do período. O mais conhecido e o mais marcante foi o Festival de Woodstock que aconteceu entre os dias 15 e 17 de agosto de1969. Foram 450 mil pessoas numa fazenda em Bethel, Nova Iorque. Tudo era permitido, desde drogas, nudismo e alcool, fazendo jus à frase “ make love, not war” (faz amor, não guerra). Foi constituido por Folk, com o seu pacifismo e crítica social; Rock, que representava a contestação dos valores tradicionais; Blues, com a sua melancolia mostrando as contradições da sociedade norte-americada e a cítirade Ravi Shankar, representando a presença marcante da influência oriental na contracultura.

Hair
Musical produzido em 1967 conta a história de um grupo de hippies e as suas aventuras que incluem, obviamente, sexo, drogas e música, além da luta contra o alistamento militar de jovens durante a Guerra do Vietnam.

Lucy in the Sky with Diamonds
Música do álbum “Sgt. Pepper's Lonely Hearts ClubBand”, dos Beatles, causou polêmica graças a uma suposta alusão de suas iniciais ao LSD, droga usada como fonte de inspiração nos anos 60.
Martin Luter King
Nasceu em 15 de janeiro de 1929 na cidade de Atlanta, Georgia (EUA) e faleceu a 4 de abril de 1968, assassinado. Foi um importante pastor evangélico e ativista político norte-americano. Lutou em defesa dos direitos sociais para os negros emulheres, combatendo o preconceito e o racismo. Defendia a luta pacífica, baseada no amor ao próximo, como forma de construir um mundo melhor, baseado na igualdade de direitos sociais e econômicos.
“ I have a dream” (eu tenho um sonho) foi um  histórico discurso público no qual falava da necessidade de união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro. O discurso, realizado no...
tracking img