Educando e educadores: seus direitos e o currículo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (744 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O currículo como instrumento norteador e de suporte ao trabalho docente tem que merecer especial atenção. Neste sentido, deve-se ter um novo e diferenciado olhar sobre os educandos.
Os currículosvigentes categorizam a imagem e predeterminam o futuro adulto, não obstante, é preciso entender que tais categorias dadas pela escola ao aluno, não passa de uma espécie de reprodução da pluralidade deimagens sociais criadas e vigentes na própria sociedade, como esteriótipos, preconceitos, segregações, rótulos, que vão afetar diretamente o ordenamento curricular.
Para que haja uma reorientação dasimagens do educando, é necessário a princípio, mapear, reconhecer e identificar tais imagens ampliando o olhar para o universo extra-escola, bem como, reconhecer no papel do docente uma importantefunção social, dessa forma resignificando as imagens que se tem dos alunos.
Outro ponto questionável acerca das propostas curriculares,se refere ao objetivo, a que propõe a educação formal.
A educaçãonão deve ter como fim último o suprimento de mão-de-obra para o mercado de trabalho. A formação humana que a escola deve privilegiar precisa contemplar a condição humana de holística. É certo que oconhecimento é um direito do homem e uma demanda do mundo do trabalho. Contudo, tais exigências não podem engessar o processo de aprender, suprimindo dele um de seus aspectos mais belo e prazerosos, acriação, a criatividade.
G3 – Felipe, Jorge, Kelly Adalgisa Moreira Araújo, Maria Cristina Barros
Barreto, Maria da Cruz Negreiros de Oliviera, Maria José, e Milena.
• O Direito aos saberes sobre otrabalho
• Desiguais nas capacidades de aprender?
Considerações do Grupo 3
O autor fala sobre o domínio dos conhecimentos e saberes sobre o trabalho, ressaltando a importância de ter garantidos odireitos à formação, ao conhecimento, a se apropriar dos conhecimentos e das tecnologias, das ciências para o controle e para sua autonomia política.
Buscar conhecimentos através de pesquisas,...
tracking img