Justificativas de taylor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- DADOS SÃO OS ITENS BÁSICOS DE INFORMAÇÃO, ANTES DE SEREM TRANSFORMADOS, ENQUANTO QUE INFORMAÇÕES SÃO OS RESULTADOS. ASSIM, OS DADOS (ENTRADA) SÃO TRANSFORMADOS (PROCESSAMENTO) E GERAM RESULTADOS (SAÍDA). OS DADOS ALIMENTAM, DÃO ENTRADA NO SISTEMA E AS INFORMAÇÕES SÃO PRODUZIDAS, SAEM DO SISTEMA. RESSALTA-SE QUE A INFORMAÇÃO DE DETERMINADO SISTEMA PODE SERVIR DE DADO PARA OUTRO. (FEEDBACK)
2-COM O DADOS ARMAZENADOS EM UM ÚNICO LUGAR A KIA PODE USAR O SOFTWARE CRISTAL ANALYSIS PARA ANALISÁ-LOS RESSALTANDO EM UM PAINEL DE ALERTA LUMINOSO, EVENTOS COMO PICOS NOS PEDIDOS DE GARANTIA RELACIONADOS A UM MODELO DE VEICULO PARTICULAR, AUMENTOS INCOMUNS EM ENCOMENDAS DE PEÇAS OU NÚMEROS ELEVADOS DE ACIDENTES RESULTANDO EM DANOS GRAVES OU MORTE. ASSIM OS GERENTES PODEM ANALISAR OS DADOS POR MEIODE RELATÓRIOS DIÁRIOS, SEMANAIS, OU MENSAIS, ESSAS INFORMAÇÕES ESTÃO AJUDANDO A KIA A DETERMINAR A PORCENTAGEM DE SEUS VEÍCULOS A APRESENTAR PROBLEMAS.
3-O PROCESSO DE EXTRAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E CARGA (EXTRACT, TRANSFORM, LOAD – ETL) É UM PROCESSO QUE ENVOLVE:
• A EXTRAÇÃO DE DADOS DE FONTES EXTERNAS,
• A TRANSFORMAÇÃO DOS MESMOS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DE NEGÓCIOS E
• A CARGA DOS MESMOSNO DATA WAREHOUSE (DW).
O ETL É IMPORTANTE, POIS É A FORMA PELA QUAL OS DADOS SÃO EFETIVAMENTE CARREGADOS NO DW. ASSUME-SE QUE OS DADOS SÃO SEMPRE CARREGADOS NO DW; CONTUDO, ETL PODE SER APLICADO A UM PROCESSO DE CARGA DE QUALQUER BASE DE DADOS.
EXTRAÇÃO
A PRIMEIRA PARTE DO PROCESSO DE ETL É A EXTRAÇÃO DE DADOS DOS SISTEMAS DE ORIGEM. A MAIORIA DOS PROJETOS DE DATA WAREHOUSE CONSOLIDA DADOSEXTRAÍDOS DE DIFERENTES SISTEMAS DE ORIGEM. CADA SISTEMA PODE TAMBÉM UTILIZAR UM FORMATO OU ORGANIZAÇÃO DE DADOS DIFERENTE. FORMATOS DE DADOS COMUNS SÃO BASES DE DADOS RELACIONAIS E FLAT FILES (TAMBÉM CONHECIDOS COMO ARQUIVOS PLANOS), MAS PODEM INCLUIR ESTRUTURAS DE BASES DE DADOS NÃO RELACIONAIS, COMO O IMS OU OUTRAS ESTRUTURAS DE DADOS, COMO VSAM OU ISAM. A EXTRAÇÃO CONVERTE PARA UM DETERMINADOFORMATO PARA A ENTRADA NO PROCESSAMENTO DA TRANSFORMAÇÃO.
TRANSFORMAÇÃO
O ESTÁGIO DE TRANSFORMAÇÃO APLICA-SE UMA SÉRIE DE REGRAS OU FUNÇÕES AOS DADOS EXTRAÍDOS PARA DERIVAR OS DADOS A SEREM CARREGADOS. ALGUMAS FONTES DE DADOS NECESSITARÃO DE MUITO POUCA MANIPULAÇÃO DE DADOS. EM OUTROS CASOS, PODEM SER NECESSÁRIOS UM OU MAIS DE UM DOS SEGUINTES TIPOS DE TRANSFORMAÇÃO:
• SELEÇÃO DE APENASDETERMINADAS COLUNAS PARA CARREGAR (OU A SELEÇÃO DE NENHUMA COLUNA PARA NÃO CARREGAR)
• TRADUÇÃO DE VALORES CODIFICADOS (SE O SISTEMA DE ORIGEM ARMAZENA 1 PARA SEXO MASCULINO E 2 PARA FEMININO, MAS O DATA WAREHOUSE ARMAZENA M PARA MASCULINO E F PARA FEMININO, POR EXEMPLO), O QUE É CONHECIDO COMO LIMPEZA DE DADOS.
• CODIFICAÇÃO DE VALORES DE FORMA LIVRE (MAPEANDO “MASCULINO”,“1” E “SR.” PARA M, POREXEMPLO)
• DERIVAÇÃO DE UM NOVO VALOR CALCULADO (MONTANTE_VENDAS = QTDE * PREÇO_UNITÁRIO, POR EXEMPLO)
• JUNÇÃO DE DADOS PROVENIENTES DE DIVERSAS FONTES
• RESUMO DE VÁRIAS LINHAS DE DADOS (TOTAL DE VENDAS PARA CADA LOJA E PARA CADA REGIÃO, POR EXEMPLO)
• GERAÇÃO DE VALORES DE CHAVES SUBSTITUTAS (SURROGATE KEYS)
• TRANSPOSIÇÃO OU ROTAÇÃO (TRANSFORMANDO MÚLTIPLAS COLUNAS EM MÚLTIPLAS LINHAS OUVICE-VERSA)
• QUEBRA DE UMA COLUNA EM DIVERSAS COLUNAS (COMO POR EXEMPLO, COLOCANDO UMA LISTA SEPARADA POR VÍRGULAS E ESPECIFICADA COMO UMA CADEIA EM UMA COLUNA COM VALORES INDIVIDUAIS EM DIFERENTES COLUNAS).
CARGA
A FASE DE CARGA CARREGA OS DADOS NO DATA WAREHOUSE (DW). DEPENDENDO DAS NECESSIDADES DA ORGANIZAÇÃO, ESTE PROCESSO VARIA AMPLAMENTE. ALGUNS DATA WAREHOUSES PODEM SUBSTITUIR AS INFORMAÇÕESEXISTENTES SEMANALMENTE, COM DADOS CUMULATIVOS E ATUALIZADOS, AO PASSO QUE OUTRO DW (OU ATÉ MESMO OUTRAS PARTES DO MESMO DW) PODEM ADICIONAR DADOS A CADA HORA. A TEMPORIZAÇÃO E O ALCANCE DE REPOSIÇÃO OU ACRÉSCIMO CONSTITUEM OPÇÕES DE PROJETO ESTRATÉGICAS QUE DEPENDEM DO TEMPO DISPONÍVEL E DAS NECESSIDADES DE NEGÓCIOS. SISTEMAS MAIS COMPLEXOS PODEM MANTER UM HISTÓRICO E UMA PISTA DE AUDITORIA DE...
tracking img