juridica

Páginas: 2 (476 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
DILMA ROUSSEFF
OUTROS PERFIS
Compartilhar:Compartilhe TwitterCompartilhe FacebookCompartilhe Orkut
NomeDilma Rousseff
Nascimento14 de dezembro de 1947
NacionalidadeBrasileira
FormaçãoEconomiaPartidoPT
Site Oficialdilma.pt
Redes sociais Twitter
​Natural de Belo Horizonte, Dilma Rousseff é economista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A ex-ministra iniciou suamilitância política aos 16 anos , em Belo Horizonte, e passou para a luta armada contra o regime militar. Foi presa em 1970, por quase 3 anos, e submetida a tortura.

Em 1967, em Minas Gerais, Dilmacasou-se com Claudio Galeno. O jornalista, cinco anos mais velho, era integrante do movimento Política Operária (Polop). O casamento não durou em meio à luta armada e Dilma casou-se novamente, em 1969, como advogado gaúcho Carlos Franklin Paixão de Araújo , que conheceu nas reuniões do Comando da Libertação Nacional (Colina). Após deixar a prisão, Dilma mudou-se para Porto Alegre, em 1972. Em 1976,nasceu Paula Rousseff Araújo, sua única filha.

Embora tenha se firmado como candidata à sucessão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma é novata no PT (Partido dos Trabalhadores) . Em1980, ela ajudou a fundar o PDT, legenda à qual permaneceu filiada até 2001, quando ingressou em sua atual legenda. Durante a campanha presidencial de 2002, que levou Lula ao Palácio do Planalto, Dilmaganhou destaque na equipe responsável por formular o plano de governo na área energética. Foi convidada então a ocupar a pasta de Minas e Energia em 2003. Dilma permaneceu à frente do ministério atéjunho de 2005.

Ela substituiu o ex-ministro José Dirceu , acusado de operar o esquema do mensalão . Em abril de 2009, revelou que estava se submetendo a tratamento contra um linfoma descoberto em umexame de rotina. Após sessões de radioterapia e quimioterapia, Dilma diz estar curada do câncer e, apenas alguns meses depois, o PT oficializou sua candidatura à Presidência da República nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Juridica
  • juridica
  • A era juridica
  • juridicas
  • juridica
  • Jurídica
  • Juridica
  • Juridicas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!