Juninhuw

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sócrates
...mais inteligente é aquele que sabe que não sabe...

Sócrates (470-399 a.C.) talvez seja o personagem mais enigmático de toda história da filosofia. Ele não escreveu uma única linha e está entre os que maior influência exerce sobre o pensamento europeu, seu fim trágico talvez seja o que tornou famoso até mesmo entre os que conhecem pouco de filosofia.
Sabemos que Sócrates nasceu emAtenas e que ali passou toda a sua vida, sobretudo nas praças e nas ruas exercia suas atividades filosóficas, uma coisa é certa, Sócrates era feio de doer baixo e gordo, tinha olhos que parecia querer saltar das órbitas e nariz arrebitado, mas seu interior era absolutamente maravilhoso, conforme diziam e mais diziam que se poderia vasculhar o presente e o passado e não se encontraria ninguémcomparável a ele. apesar disso, Sócrates foi condenado à morte por sua atividade como filósofo.
Conhecemos a vida de Sócrates sobre tudo através de Platão, seu discípulo também um dos maiores filósofos da história, Platão escreveu muitos diálogos, ou conversas filosóficas, nos quais Sócrates aparece, quando Platão dá a palavra a Sócrates, não podemos afirmar com toda a certeza que foi Sócrates quemrealmente disse tais palavras, por isso não é fácil separar os ensinamentos de Sócrates dos de Platão, o mesmo problema vale também para muitas outras personalidades da história que não nos legaram uma obra escrita o exemplo mais conhecido é o de Jesus Cristo, não podemos saber ao certo se o Jesus histórico realmente disse o que Mateus ou Lucas dizem que ele disse, assim, será para sempre ummistério o que o Sócrates histórico realmente disse.
Apesar disso, não é muito importante saber quem Sócrates realmente foi. É sobretudo a imagem que Platão pintou dele que inspira o pensamento ocidental há quase dois mil e quatrocentos anos. O ponto central de toda a atuação de Sócrates como filósofo estava no fato de que ele não queria propriamente ensinar as pessoas, dava a impressão de ele próprioquerer aprender com seu interlocutor, ao ensinar ele não assumia a posição de um professor tradicional ao contrário ele dialogava, discutia. Sócrates não teria se tornado um filósofo famoso se apenas tivesse prestado atenção ao que os outros diziam, também não teria sido condenado à morte por causa disso. Geralmente, no começo de uma conversa, Sócrates só fazia perguntas, como se não soubesse denada, durante a conversa, freqüentemente conseguia levar seu interlocutor ao ver seus pontos fracos de suas próprias reflexões, uma vez pressionado contra a parede, o interlocutor acabava reconhecendo o que estava certo e o que estava errado.
Dizem que a mãe de Sócrates era parteira, e o próprio Sócrates costumava comparar a atividade que exercia com a de uma parteira, não é a parteira que da a luzo bebê, ela só fica por perto para ajudar durante o parto. Sócrates achava, portanto, que sua tarefa era ajudar as pessoas a parir uma opinião própria, mas acertada, pois o verdadeiro conhecimento tem de vir de dentro e não pode ser obtido espremendo-se os outros, só o conhecimento que vem de dentro é capaz de revelar o verdadeiro discernimento.E justamente porque fingia que não sabia de nada,Sócrates forçava as pessoas a usar a razão. Sócrates era capaz de se fingir ignorante, ou de mostrar-se mais tolo do que realmente era, chamamos a isto de ironia socrática, foi assim que ele conseguiu expor as fraquezas do pensamento dos atenienses, e isso podia acontecer bem no meio da praça do mercado, no meio de toda a gente. Um encontro com Sócrates podia significar expor-se ao ridículo, ao risodo grande público, não é de espantar, portanto, que ele incomodasse e irritasse muitas pessoas, sobretudo os que detinham poder na sociedade. Sócrates dizia que Atenas era como uma égua preguiçosa e ele um mosquito que lhe picava para mostrar que ela ainda estava viva.
Mas Sócrates não vivia pegando no pé das pessoas apenas porque queria atormentá-las, havia qualquer coisa dentro dele que...
tracking img