Juninhuw

1265 palavras 6 páginas
Sócrates
...mais inteligente é aquele que sabe que não sabe...

Sócrates (470-399 a.C.) talvez seja o personagem mais enigmático de toda história da filosofia. Ele não escreveu uma única linha e está entre os que maior influência exerce sobre o pensamento europeu, seu fim trágico talvez seja o que tornou famoso até mesmo entre os que conhecem pouco de filosofia.
Sabemos que Sócrates nasceu em Atenas e que ali passou toda a sua vida, sobretudo nas praças e nas ruas exercia suas atividades filosóficas, uma coisa é certa, Sócrates era feio de doer baixo e gordo, tinha olhos que parecia querer saltar das órbitas e nariz arrebitado, mas seu interior era absolutamente maravilhoso, conforme diziam e mais diziam que se poderia vasculhar o presente e o passado e não se encontraria ninguém comparável a ele. apesar disso, Sócrates foi condenado à morte por sua atividade como filósofo.
Conhecemos a vida de Sócrates sobre tudo através de Platão, seu discípulo também um dos maiores filósofos da história, Platão escreveu muitos diálogos, ou conversas filosóficas, nos quais Sócrates aparece, quando Platão dá a palavra a Sócrates, não podemos afirmar com toda a certeza que foi Sócrates quem realmente disse tais palavras, por isso não é fácil separar os ensinamentos de Sócrates dos de Platão, o mesmo problema vale também para muitas outras personalidades da história que não nos legaram uma obra escrita o exemplo mais conhecido é o de Jesus Cristo, não podemos saber ao certo se o Jesus histórico realmente disse o que Mateus ou Lucas dizem que ele disse, assim, será para sempre um mistério o que o Sócrates histórico realmente disse.
Apesar disso, não é muito importante saber quem Sócrates realmente foi. É sobretudo a imagem que Platão pintou dele que inspira o pensamento ocidental há quase dois mil e quatrocentos anos. O ponto central de toda a atuação de Sócrates como filósofo estava no fato de que ele não queria propriamente ensinar as pessoas, dava a impressão de ele próprio

Relacionados