Julgamento de nuermberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2756 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATERROS SANITÁRIOS
Trata-se de um processo para a disposição de resíduos sólidos no solo, que fundamentado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas, permite um confinamento seguro em termos de controle de proteção ambiental e proteção à saúde pública.

IMPLANTAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO
Compreende, dentre outras, as atividades de escolha da área, elaboração do projeto,licenciamentos ambientais, limpeza do terreno, obras de terraplenagem, acessos, impermeabilização utilizando material geossintético, drenagem e obras de construção civil.

OPERAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO

Compreende o espalhamento, compactação, cobertura e drenagem dos resíduos, monitoramento do sistema de tratamento de efluentes, monitoramento topográfico e das águas, manutenção dos acessos e dasinstalações de apoio.



Após a coleta, o lixo é descarregado no Aterro Sanitário.



O lixo é compactado com trator, formando uma célula, que será
recoberta com argila.


Ao final, o lixo fica protegido do espalhamento pelo vento e da ação
de moscas, ratos, baratas, etc.
Fonte: www.engepasaambiental.com.br
-------------------------------------------------ATERRO SANITÁRIO
ENTENDA AS DIFERENÇAS
O Aterro Sanitário abriga resíduos sólidos, em geral resíduos domésticos, atendendo a normas legais e critérios ambientais para combate à poluição do solo e camadas inferiores. Este tipo de aterro utiliza técnicas de engenharia e tecnologia seguras para evitar danos ao meio ambiente e à saúde pública e passa por monitoramento constante para evitarvazamentos no solo.
Antes da instalação do aterro sanitário é realizada a impermeabilização total do local que receberá os resíduos e são instaladas redes para coleta e tratamento do chorume, material que reúne todas as impurezas líqüidas e tóxicas do lixo. Os gases que emanam do aterro são captados e tratados, e a quantidade e qualidade do lixo depositado é controlada.
Devido ao monitoramento constante,o aterro sanitário não contamina o solo, o lençol freático, as águas superficiais e a atmosfera. Controla ainda a proliferação de vetores de doenças e não apresenta risco de desabamentos.
De acordo com a Norma Técnica BNT 8419, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), o aterro deve ser instalado a pelo menos 200 metros de cursos d’água, respeitar a distância de 1,5 metro entre asuperfície de destinação e a camada de lençol freático e estar em área livre de inundação. Assim, o aterro sanitário possui risco praticamente nulo de interdição pela Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental).
Fonte: www.dazibao.com.br
-------------------------------------------------
ATERRO SANITÁRIO
FORMAS DE ATERRAMENTO
* Método da Trincheira ou Vala
* Método da Área
*Método da Rampa

FORMAS DE DEPOSIÇÃO DOS RESÍDUOS
* Método da Célula
* Método do Sanduíche
* Método da Descarga
Nos aspectos operacionais de um aterro sanitário estão envolvidos os seguintes fatores:
* Tráfego
* Espalhamento de Materiais
* Ruídos e Odores
* Proliferação de Vetores
* Frente de Operação
* Manutenção das Estruturas
* Monitoramento AmbientalEsses fatores devem ser continuamente monitorados, pois eles podem mudar de situação conforme o desenvolvimento do aterro.
A figura a seguir esquematiza os aspectos operacionais do aterro sanitário com critérios de área, recebimento dos resíduos, inspeções, manejo adequado e cobertura diária.

Fonte: www.rc.unesp.br
ATERROS SANITÁRIOS
Um aterro sanitário é uma área designada ao acomodamentode lixo, tal como lixo residencial, comercial,de serviço de saúde, da indústria de construção, ou dejetos sólidos retirados do esgoto.

Um aterro sanitário em Havaí, Estados Unidos da América.
A base do aterro sanitário deve ser constituída por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada impermeável de polietileno de alta densidade - PEAD, sobre...
tracking img