Julgamento de eichmann

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JULGAMENTO DE EICHMANN

Diogo Vidal da Fonseca¹
Elton Fogaça²

1. RESUMO DO CASO

Adolf Eichmann Foi um político da Alemanha Nazi e tenente-coronel da SS,
um dos responsáveis peloprocesso de execução de milhares de judeus nos campos de concentração em quando do vigorar do regime Nazista na primeira metade do século XX, a qual efetuava a organização, identificação e o transporte depessoas para os diferentes campos de concentração, sendo por isso conhecido frequentemente como o executor-chefe do Terceiro Reich.
Eichmann participou na Conferência de Wannsee, ocorrida em 1942,na qual ele foi o responsável pela determinação de assuntos ligados à 'solução final da questão judaica', por ordens de Reinhard Heydrich. Semanas após a conferência, ele recebeu a patentede SS-Obersturmbannführer, tornando-se o chefe do Departamento da Gestapo IV B 4, órgão responsável por toda a logística relacionada com os estudos e execução do extermínio em curso.
Ao fim da Segunda GuerraMundial, Eichmann foi capturado por tropas americanas. No entanto, em 1946 ele conseguiu escapar de um campo de prisioneiros.
Depois de muitas viagens (sobretudo pela Itália e pelo Médio Oriente),tendo inclusive se servido de um passaporte falsificado obtido junto à Cruz Vermelha Internacional, ele foi para a Argentina em 1950, onde viveu sob o nome de Ricardo Klement, tendo trazido a suafamília para o país logo depois


Relatório parcial de caso apresentado à disciplina de Filosofia do Direito
²Aluno(a) do Curso de Graduação em Direito do Complexo de Ensino Superior de SantaCatarina - CESUSC
³Professor Mestre, Orientador

Em 11 de maio de 1960, Adolf Eichmann foi raptado por uma equipe de agentes secretos israelitas liderados por Raphael Eitan da Mossad (Serviços SecretosIsraelitas), após meses de observação, onde foi levado a julgamento perante a corte Distrital de Jesuralém, no qual estava presente a filósofa Hannah Arent.

Adolf Eichmann foi julgado em Israel,...
tracking img