Jules henri fayol e a teoria geral da administração

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1192 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia

Nascido a 29 de julho de 1841 em Istambul e falecido a 19 de novembro de 1925 em Paris, formou-se em Engenharia de Minas pela École Nationale Supérieure des Mines em Saint-Étienne. Com 19 anos começou a trabalhar como engenheiro de minas na Compagnie de Commentry-Fourchambeau-Decazeville em Commentry que se encontrava a beira da falência. Como conseqüência de seu trabalho comogestor, onde elevou positivamente os resultados da empresa, foi promovido a diretor em 1888, quando a empresa já continha cerca de 1000 funcionários, e manteve-se na posição até 1918.
Como resultado de seus conhecimentos como gestor à frente da empresa, uma das maiores da França à sua época, publicou em 1916 seu livro "Administration Industrielle et Générale" um dos marcos da história do pensamentoadministrativo.
O francês Henri Fayol foi dos primeiros a analisar a natureza da atividade empresarial e a determinar as principais atividades do gestor: planear; organizar; comandar; coordenar; e controlar. Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e ressaltou a necessidade de aprofundar a gestão e aperfeiçoar atributos de liderança. Fayol defendia que os mesmos princípios podiamser aplicados em empresas de dimensões diferentes e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas. O autor aperfeiçoou suas conclusões teoricas para chegar a 14 princípios gerais de gestão, que serviram como base para muitos autores subsequêntes elaborarem suas próprias propostas.

Principais Obras

• Administration industrielle et générale - prévoyanceorganisation commandement, coordination – contrôle. Paris : Dunod, 1966.
• Tâches actuelles et futures des dirigents. Bruxelas : CNBOS, 1967.

Ideias importantes da obra "Administração Industrial e Geral": O autor busca interpretar as funções e obrigações de um administrador perante a sociedade que nos rodeia. Ele diz que a administração é de suma importância e deveria estar no plano de ensinode faculdades como a de engenharia civil. Fayol também mostra a divisão do trabalho e a divisão de funções mostrando a importância do administrador. O autor também busca criticar a metodologia de certas faculdades mostrando que isso interfere no sistema organizacional do mundo.

Base da teoria

Teoria Clássica da Administração

A Teoria Clássica da Administração (ou Fayolismo) é umaescola de pensamento administrativo idealizada pelo engenheiro francês Henri Fayol, a partir da década de 1910. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerênciapara a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa valeu à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural

Henry era engenheiro de minas dedicou sua vida à empresas no setor de mineração. Chegou mesmo a recuperar a Compagnie Commantry Fourchambault et Decazeville da falência, quando assumiu o cargo de diretor geral da mesma. Creditava seu sucesso comoadministrador a um sistema de administração que é descrito em Administration Industrialle et Genéralle (Administração industrial e geral), publicado em 1916.[2] Este sistema repousa sobre uma distinção das funções essenciais da empresa em seis categorias e as funções do administrador em cinco elementos. Além disso, enuncia 14 princípios gerais da administração, que refletem orientações geraisembutidas nele.





Funções da empresa

Segundo Idalberto Chiavenato, Fayol procurou dividir qualquer empresa em seis funções básicas:

1. técnicas, relacionadas com a produção de bens ou de serviços da empresa
2. comerciais, relacionadas com a compra, venda e permutação
3. financeiras, relacionadas com a procura e gerência de capitais
4. segurança, relacionadas com a proteção...
tracking img