Judo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2484 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

A flexibilidade é definida como maior amplitude fisiológica de movimento para execução de um gesto qualquer, é uma valência física muito importante, pois uma boa flexibilidade permite movimentação eficiente, melhorando a qualidade de vida. Nesse princípio o objetivo deste estudo foi verificar o desempenho da flexibilidade dos acadêmicos do 3º ano de Educação Física Bacharel noturno daUniversidade da Região de Joinville – Univille, sendo que onze eram do sexo masculino e onze do sexo feminino, e através da aplicação de um flexiteste adaptado analisar seus resultados junto à literatura investigando a relação de flexibilidade com o estilo de vida do indivíduo, gênero e idade. Diante dos resultados é possível concluir que a amostra feminina é mais flexível que a amostra masculina eque quanto mais anos de idade menor a flexibilidade se o indivíduo não for ativo.

Palavras-Chave: Flexibilidade, Atividade Física, Gênero, Flexiteste.

1 ASPECTOS INTRODUTÓRIOS

1.1 Tema

Flexibilidade

1.2 Eixo norteador

Atividade Física e Saúde

1.3 Título

O desempenho da flexibilidade nos acadêmicos do 3º ano do curso de Educação Física Bacharel noturno.1.4 Delimitação do tema

O desempenho da flexibilidade em acadêmicos do 3º ano do curso de Educação Física Bacharel noturno da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE.

1.5 Justificativa

Por estar diretamente relacionada à realização de tarefas simples do dia-a-dia, a flexibilidade é algo essencial para nossa vida. Nada mais é do que a capacidade de mexer certas articulaçõescom apropriada amplitude do movimento.
A flexibilidade, porém, não pode ser desenvolvida da forma fragmentada, devendo ser trabalhada em harmonia com a força, pois uma depende da outra, já que ambas são responsáveis pela mobilidade articular. São muitos os benefícios provenientes de uma boa flexibilidade, o aumento da eficiência mecânica por permitir a realização dos gestos desportivos empessoas que não possuem uma amplitude significativa, este caso caracteriza a intervenção de uma boa flexibilidade.
Uma boa flexibilidade pode ser desenvolvida através de exercícios específicos de alongamento muscular em qualquer região do corpo.
Dessa forma este trabalho vem com intuito de através da aplicação do flexiteste pré-diagnosticar o grau de afetação das articulações, sendo uma maneiraviável de prevenir e diagnosticar uma má postura, problemas articulares etc.

1.6 Problema

Como se encontra o desempenho da flexibilidade nos acadêmicos do 3º ano de Educação Física Bacharel noturno da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE?

1.7 Formulação de Hipóteses

- Com o flexiteste aplicado os acadêmicos demonstrarão uma amplitude muito pequena de movimento.

-Com o flexiteste aplicado os acadêmicos demonstrarão uma amplitude pequena de movimento.

- Com o flexiteste aplicado os acadêmicos demonstrarão uma amplitude média de movimento.

- Com o flexiteste aplicado os acadêmicos demonstrarão uma amplitude grande de movimento.

- Com o flexiteste aplicado os acadêmicos demonstrarão uma amplitude muito grande de movimento.

1.8 Objetivos1.8.1 Objetivo Geral

Verificar o desempenho da flexibilidade nos acadêmicos do 3º ano de Educação Física Bacharel noturno da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, através da aplicação do flexiteste adaptado.

1.8.2 Objetivos Específicos

- Analisar os resultados obtidos no flexiteste adaptado;

- Investigar na literatura a relação da flexibilidade com o estilo devida do indivíduo.

- Comprovar através da revisão na literatura a diferença da flexibilidade de acordo com o gênero do indivíduo.

- Verificar junto à literatura a relação de idade e flexibilidade.




2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Flexibilidade

A flexibilidade nada mais é do que uma qualidade física que condiciona a capacidade funcional das articulações a movimentarem-se dentro...
tracking img