Jota

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
 A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO E DA PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

No Brasil esta disciplina compõe a grade curricular dos cursos de Educação Física desde os anos trinta do século XX, quando surgiram as primeira iniciativas destinadas à formação de profissionais para atuarem nesse campo de trabalho, dominado até então, por médicos e militares.Desde esse período diferente matrizes epistemológicas e teóricas tem orientado não apenas as pesquisas históricas realizadas por autores brasileiros como também o trato do conhecimento histórico no interior das instituições escolares e universitárias.(MELLO,p.1)
Para analisar o estudo da história e a formação de professores de Educação Física no Brasil penso ser importante, num primeiromomento, explicitar em breves linhas, o processo de estruturação da historiografia brasileira. Nesse sentido é possível destacar, como fez Victor Andrade de Melo, três fases no que respeita à produção do conhecimento histórico. A primeira delas, de caráter embrionário, desenvolveu-se através da adoção de livros de autores estrangeiros cujas obras mencionavam as origens e a evolução da Educação Físicae do Esporte desde a Antiguidade Clássica. (MELLO,p.1)
A partir dos anos 30 que o Estado instituído se empenha em concretizar várias ações no campo especifico das práticas corporais e na educação dos cidadãos, no sentido da valorização do corpo esteticamente belo e do aperfeiçoamento físico de corpos saudáveis e aptos, capazes de enfrentar os desafios da vida modernizada. (MELLO,p.1)Nessa primeira fase, a concepção que orientava os estudos históricos direcionava-se, grosso, modo, para: a utilização bem restrita de fontes; um caráter “militante”, a história servindo para provar e legitimar algo já previamente estabelecido irreversivelmente; a preocupação central exacerbada com o levantamento das datas, nomes e fatos; uma história pautada única e exclusivamente na aparência degrandes expoentes; uma história que não busca uma periodização interna, preferindo se vincular a periodização política geral. Uma história traçadas superficialmente em longos períodos. (MELLO,p.1)
Uma segunda fase na produção do conhecimento histórico na Educação Física brasileira pode ser identificada a partir da obra de Inezil Penna Marinho (1915-1987), indiscutivelmente, um dos maioresestudiosos da História da Educação Física e do Esporte desse país. Mesmo que sua obra não tenha rompido com perspectiva da histórica factual-descritiva, celebrada no período anterior, é considerada como um marco na Educação Física brasileira, tanto porque era muito bem referenciada teoricamente quando porque resultava de um árduo trabalho de busca e utilização de fontes primárias. (MELLO,p.2)
Aconcepção historiográfica que sustenta essas pesquisas é marcada, como na fase anterior, pela descrição e memorização de fatos, datas e nomes sem haver uma análise do material pesquisado compondo, o que Peter Burke (1991) denominou como história episódica. (MELLO,p.3)
A partir dos anos oitenta do século XX outras concepções historiográficas adquirem visibilidade na pesquisa brasileira e estainfluenciará significativamente o trabalho com a disciplina de História da Educação Física e do Esporte marcando o início da terceira fase apontada por Victor Melo. (MELLO,p.3)
Esse período é bastante fecundo para o Brasil. O governo militar começa a perder força e a sociedade civil conquista, através de longos processos de disputa, a abertura politica, as eleições diretas e a diminuição dacensura, possibilitando assim a emergência de novas perspectivas culturais, cientifica e pedagógicas. A história episódica deixa de ser hegemônica e as análises críticas, politizadas e contextualizadas invadem a produção acadêmica brasileira. (MELLO,p.3)
Várias abordagens teóricas e metodológicas começaram a despontar cujos estudos e pesquisas foram e são referências não apenas para o...
tracking img