Jornal para faculdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A POLÍTICA TRABALHISTA NA ERA VARGAS



Quando Getúlio Vargas chegou ao poder em 1930 o movimento operário estava em franca ascensão com o aumento do número de sindicatos e de trabalhadores sindicalizados no país. Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos deseu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.
GV investiu muito na área de infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe milita. Embora tenhasido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalhofavoreceram os trabalhadores brasileiros.




EM 1950 NASCEU - TV TUPI

Foi no dia 18 de setembro de 1950 a fundação da primeira rede de televisão no Brasil chamada Tv Tupi. Trazida por Asis Chateubriand também a primeira na América Latina, os seus primeiros dez anos foram de muitas dificuldades pela falta de recursos, os recursos técnicos eram primários só havia o suficiente para manter asestações no ar. O primeiro programa criado para a tv foi ”Pé na tába” apresentado por Homero Silva e Hebe Camargo. A Tv Tupi também foi a primeira a apresentar um telejornal ”A imagem do Dia”, foi ao ar em 19 de setembro em horários variádos 21:30 ou 22:00. A televisão continuava com a audiência muito pequena, pois todos os televisores eram importados. A Tupy fez novelas de curtas durações. Suaprimeira novela chamada ”Direito de Nascer”, a Tv abrangia tudo, educação, cultura, esportes, informações e criações políticas e orgãos governamentais. O governo Getúlio Vargas também investiu na tv comprando conceções, dando assim um salto, e foi surgindo junto ao rádio, o que ja era criação no rádio ela foi adaptando pra si, a propaganda, as novelas e os discursos do governo na época de grandeaudiência no rádio, assim foi surgindo a primeira tv da república brasileira Tv tupi. Nos dias de Hoje Com o crescimento da Internet, as emissoras de televisão passaram a lançar canais de interação com o público telespectador que gradativamente migrava para a rede mundial de computadores. Ao mesmo tempo que a audiência da TV aberta vem caindo nos grandes centros urbanos, aumentam os acessos aos sitesque veiculam vídeos com conteúdo televisivo. Associado a esse fenômeno, veio o sucesso dos programas de humor voltados para o público jovem, como o Pânico na TV, o CQC e o Legendários, que lançam mão da interatividade com os internautas
Alegria, Alegria
Caetano Veloso
Caminhando contra o vento
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou...
O sol se reparte em crimesEspaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou...
Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bomba e Brigitte Bardot...
O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou...
Por entre fotos e nomes
Os olhos cheios de cores
O peito cheio de amores vãos
Eu vou
Por que não, por que não...
Ela pensa em casamento
E eununca mais fui à escola
Sem lenço e sem documento,
Eu vou...
Eu tomo uma coca-cola
Ela pensa em casamento
E uma canção me consola
Eu vou...
Por entre fotos e nomes
Sem livros e sem fuzil
Sem fome, sem telefone
No coração do Brasil...
Ela nem sabe até pensei
Em cantar na televisão
O sol é tão bonito
Eu vou...
Sem lenço, sem documento
Nada no bolso ou nas mãos
Eu quero seguir...
tracking img