Jorge molder

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Jorge Molder


Introdução

O seguinte trabalho, realizado no ambito da disciplina Arte portuguesa no século XX, incide sobre a vida e obra do artista português Jorge Molder.
Jorge Molder é um fotógrafo que tem vindo a desenvolver uma profunda e sistemática exploração da imagem fotográfica enquanto modelo e veículo para a auto-representação. O seu trabalho é compostopor várias séries, razão pela qual irei restringir-me a uma série, “Nox”, apresentada na 48ª Bienal de Veneza.

Vida e obra do artista Jorge Molder

Jorge Molder nasce em 1947, Lisboa. Estuda filosofia na Universidade de Lisboa, mas cedo descobre forma de se expressar através da fotografia, dando início à sua carreira como artista no fim da década de 70. O seu percursoartístico inclui várias exposições quer individuais como colectivas.
O seu trabalho é composto por séries fotográficas e, é de destacar o papel evocativo que os títulos assumem. Com este processo de trabalho, contudo, não procura construir uma narrativa, uma história, mas sinalizar áreas de ficção que se relacionam com referências literárias, cinamatográficas e artísticas, ou quotidianas. Estasreferências ligam-se de uma forma frequentemente intuitiva e não obedecem a um programa ideológico de estabelecimento de um universo. Pelo contrário, definem, de uma forma fluida, uma extensa rede de possibilidades e combinações.
Jorge Molder começa por recorrer à auto-representação, nos anos 80, com a série Autoportraits. Utilza a sua imagem como modelo de trabalho, que apesar de serem auto-representaçõesdensas, mesteriosas, versam a subjectividade, como oposto de serem elas próprias subjectivas.
As fotografias de Molder, quer sejam a preto e branco e em grandes formatos, em zinco ou polaroide estão sempre à procura do detalhe significativo, para o processo que provoca a metamorfose da imagem no observador. A escala das suas imagens é de rigorosa importância.

As imagens às vezes parecemter a sua própria narrativa, quase como se fossem imagens fixas de filmes (film stills). Esta qualidade cinematográfica sugere uma arqueologia da memória - da nossa própria memória ou, em termos mais amplos, da memória do mundo com se pode ver na década de 90, que o artista começa a explorar a criação de personagens e entidades distintas, imersas em episódios ficcionados; com a série The SecretAgent de 1991. "O trabalho de Jorge Molder é sobre duplicidade. Esta duplicidade parte de uma ficção sobre o outro, personagem que o artista constrói a partir da utilização do seu próprio corpo em auto-retratos" que deixam de o ser porque a figura que neles surge não resulta de nenhuma busca de autenticidade no interior do seu autor, mas pelo contrário, é uma figura ficcional.
“O que eu oiço agora éuma leve respiração, uma espécie de aspiração entrecortada, que sei não pertencer a ninguém se não a mim. Mas não sou eu que respiro esta respiração. É um movimento quase indelével da minha memória, daquela parte da memória em que recordamos coisas que nunca nos aconteceram.”
Desde 1990, Jorge Molder esteve também ligado à Fundação Calouste Gulbenkian, tornando-se em 1993, o director do Centrode Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, cessando em 2009 essa função.
Jorge Molder foi em 1994, o representante português na Bienal de S. Paulo.
Séries como T.V. (iniciais de troppo vero, a expressão que foi cunhada por Inocêncio X logo após ter visto pela primeira vez o seu retrato pintado por Velázquez) de 1996, e Anatomia e Boxe de 1997, introduzem um tipo de auto-retrato mais densocomo se falasse de uma mudança na consciência, que se percebe na metamorfose da face, ou como a presença de um outro. Os seus trabalhos evocam, também, a literatura, com a presença de James Joyce, Wallace Stevens, Joseph Conrad, Malcolm Lowry, Georges Perec ou Fernando Pessoa, diretamente citado (como a série Joseph Conrad de 1991) ou como subtexto.
Nos finais dos anos de 1990, os seus...
tracking img