Portifolio de pesquisa de antropologia e educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4585 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – SE
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FE

PORTFOLIO DE PESQUISA

Mossoró
2012

FRANCISCA FRANCILENE DA SILVA CARVALHO

PORTFOLIO DE PESQUISA

Portfolio apresentado à disciplina de Antropologia e Educação como requisito de avaliação sobre a orientação da professora Maria Carmem Silva Batista

Mossoró
2012

SUMÁRIOINTRODUÇÃO.....................................................................................................06.
DESENVOLVIMENTO........................................................................................07.
A cultura condiciona a visão de mundo do homem...............................................07
Os indivíduos participam diferentemente de sua cultura, a cultura tem umalógica própria...........................................................................................................09.
A cultura é dinâmica...............................................................................................11.
A difusão da cultura...............................................................................................12.
Educação educações: aprender com oíndio e quando a aldeia é a escola..............13.
A pré- história da antropologia a figura do mau selvagem e do bom civilizado
e vice-versa..............................................................................................................16
Na trilha dos discentes com deficiência: sala de aula e redes de conversas
como campo de observação e de escrita (leitura) desi..........................................18.
CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................20
ANEXOS
Anexo A – fotos do Memorial....................................................................23.
Anexo B – fotos do filme Ai que vida........................................................24.

DEDICATÓRIA



Dedico esteportfolio a meu marido José Orlando Rodrigues de Carvalho e a meus filhos Wilmara Fernandes da Silva, Wildembergues Fernandes da Silva e Willyane Fernandes da Silva, que sempre me deram força e estão do meu lado em todos os momentos de minha vida e a minha professora Maria Carmem Silva Batista que me mostrou que as barreiras foram feitas para serem vencidas.

IDENTIFICAÇÃO

Francisca Francileneda Silva Carvalho discente do curso de pedagogia primeiro período noturno da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN.

INTRODUÇÃO
Este portfólio tem por objetivo reunir, arquivar e expor trabalhos que foram utilizados no primeiro período da disciplina de Antropologia e educação do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Cuja docente é a Professora MariaCarmem Silva Batista. O seu objetivo é ajudar os estudantes a desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho e desempenho, além de oportunizar a documentação e registro de forma sistemática. Ele também será muito útil a futuros trabalhos solicitados em minha vida acadêmica e a todos os que desejarem visita-lo para que busquem informações, e que essas possam contribuir também com seusconhecimentos. Neste Portfolio coloquei alguns resumos que elaborei dos textos de antropologia trabalhados nesta disciplina como também sua relação com pesquisas realizadas no memorial da Resistencia que conta a história de como Mossoró Resistiu bravamente e expulsou Lampião de suas trincheiras, e também com o filme Ai que vida uma comédia típica da região nordestina.

DESENVOLVIMENTO
A CULTURACONDICIONA A VISÃO DE MUNDO DO HOMEM

Ruth Benedict diz que a cultura é como uma lente pela a qual o homem vê o mundo, sendo que pela diferentes visões dos homens, os mesmos tem visões desencontradas das coisas. A nossa herança cultural, adquirida através das gerações, sempre nos condicionou a reagir de maneira pejorativa em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões...
tracking img