Joomla de um site

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3372 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento de um web site usando Joomla, em beneficio do movimento social ASPCEL

Ronaldo Ribeiro da Silva[1]

RESUMO:

Em tempos modernos no qual vivemos, empresas que atuam em diversas áreas têm investido em canais de comunicação para agilizar a divulgação da informação, este projeto pretende apresentar o sistema gerenciador de conteúdo, Joomla, voltado para criação de web site parao movimento social ASPCEL, divulgar seus serviços, atrair parceiros e voluntários, aguçando o interesse dos integrantes do movimento para o Joomla, assim poderão atualizar, modificar e melhorar o web site para atender as necessidades futuras.

PALAVRAS-CHAVE : Joomla, CMS, usabilidade, conteúdo, software livre.

ABSTRACT:

In modern times we live in, companies that operate in various areashave invested in communication channels to expedite the dissemination of information, this project aims to present the content management system, Joomla, focused on creating web site for the social movement ASPCEL, publicize its services, attract partners and volunteers, sharpening the interest of members of the movement for Joomla, so they may update, modify and improve the web site to meet futureneeds.

KEY-WORDS: Joomla, CMS, usability, content, free software.

1. INTRODUÇÃO

Diante a necessidade do projeto final do curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Jesus Maria José, surgiu a idéia de criar um web site que atendesse as necessidades do movimento social chamado ASPCEL.
A ASPCEL (Ação Social pela Cultura, Esporte e Lazer) nasceu em umacomunidade na Ceilândia, com um dos maiores índices de violência do DF e falta de infra estrutura. O movimento sem registro jurídico, suprapartidário, ou pretensão de arrecadação financeira, busca sua sustentabilidade junto aos parceiros que se identifiquem com seus princípios e projetos.
O movimento social ASPCEL não possui um canal direto de comunicação, o que traz dificuldade na busca devoluntários, parceiros e na divulgação de suas ações. Hoje as informações divulgadas para o publico em geral sobre a ASPCEL, são transmitidas através de ligações telefônicas ou em visitas à própria sede. Um canal para divulgar suas ações junto à comunidade passou a ser indispensável. Postar informações para que a população tenha mais acesso e conhecimento dos seus serviços, com maior credibilidade econfiança é fundamental para que a ASPCEL possa trabalhar pela melhoria da qualidade de vida desta comunidade carente.
Portanto, podemos definir como objetivo deste projeto a criação de um canal direto de comunicação entre a ASPCEL e a comunidade. Um web site que irá oferecer serviços e divulgar suas ações, possibilitando o aumento da quantidade de voluntários e parcerias para o movimentoo que conseqüentemente levará a um crescimento da qualidade dos serviços prestados. Optamos pela escolha de um CMS - Content Management System, que traduzido significa, sistema de gerenciamento de conteúdo, que é de fácil utilização para o controle de informações. É importante lembrar que a ASPCEL tem por finalidade o desenvolvimento de ações e serviços, voltado para benefícios à comunidade;portanto é necessária a implantação de uma ferramenta que possibilite a divulgação da mesma sem a necessidade de uma equipe especializada, visto que a ASPCEL vive do trabalho voluntário e não seria possível a contratação de um profissional especializado em TI para manutenção do referido web site.
O desenvolvimento deste projeto foi dividido em 04 partes. Em primeiro lugar fizemos umlevantamento junto ao movimento social, conhecendo seu trabalho e suas necessidades, logo depois o desenvolvimento no qual foram abordados tópicos, como a usabilidade, ferramentas utilizadas para o desenvolvimento, características, funcionalidades. Depois em terceiro lugar, fizemos as considerações finais uma conclusão do projeto e falamos sobre os trabalhos futuros para com o web site, e por último em...
tracking img