Radioterapia

Radioterapia
O que é?
A radioterapia é uma forma de atuação terapêutica que utiliza radiação ionizante, como os raios X, raios gama ou partículas subatômicas, para lesar ou destruir as células dostumores malignos. A radioterapia utiliza, pois, os mesmos tipos de radiação que são utilizados na realização de radiografias ou exames de medicina nuclear, estando a diferença no fator de naradioterapia a energia das radiações utilizadas ser muito superior.
A radiação ionizante "ataca" as células cancerosas ao causar alterações  no seu material genético, o que interfere com a sua capacidade parase multiplicarem e, consequentemente, com o crescimento do tumor. Durante o tratamento as células normais localizadas na vizinhança das células malignas são também atingidas, mas, geralmente,conseguem recuperar e sobreviver.
Consoante a localização da fonte de radiação em relação ao corpo do paciente vamos ter uma das duas formas da radioterapia:
Radioterapia interna, na qual a radiação temorigem a partir de uma fonte que é colocada no interior do organismo, seja numa cavidade natural - radioterapia intracavitária - seja implantada no interior do próprio tumor- braquiterapia ouradioterapia intersticial.
Para que serve?
A radioterapia é utilizada no tratamento de diversos tipos de cancro, como por exemplo o cancro do pulmão, da mama, da próstata, dos testículos e do cérebro.
Aradioterapia é muitas vezes  realizada após a cirurgia, em associação ou não com a quimioterapia, para que se minimizem os riscos de uma recidiva ou disseminação do tumor, mas também tem indicação antesda cirurgia, sendo que neste caso, a sua função é tentar reduzir a massa tumoral, permitindo assim uma mais fácil e mais segura cirurgia. Para além disto, a radioterapia, ao permitir aliviar certossintomas, tem utilidade como terapia paliativa, isto é, permite melhorar a qualidade de vida nos pacientes em que a situação já não é controlável.
Hoje em dia, existem novas técnicas envolvendo a...
tracking img