Radioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5833 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Radioterapia
O que é?
A radioterapia é uma forma de atuação terapêutica que utiliza radiação ionizante, como os raios X, raios gama ou partículas subatômicas, para lesar ou destruir as células dos tumores malignos. A radioterapia utiliza, pois, os mesmos tipos de radiação que são utilizados na realização de radiografias ou exames de medicina nuclear, estando a diferença no fator de naradioterapia a energia das radiações utilizadas ser muito superior.
A radiação ionizante "ataca" as células cancerosas ao causar alterações  no seu material genético, o que interfere com a sua capacidade para se multiplicarem e, consequentemente, com o crescimento do tumor. Durante o tratamento as células normais localizadas na vizinhança das células malignas são também atingidas, mas, geralmente,conseguem recuperar e sobreviver.
Consoante a localização da fonte de radiação em relação ao corpo do paciente vamos ter uma das duas formas da radioterapia:
Radioterapia interna, na qual a radiação tem origem a partir de uma fonte que é colocada no interior do organismo, seja numa cavidade natural - radioterapia intracavitária - seja implantada no interior do próprio tumor- braquiterapia ouradioterapia intersticial.
Para que serve?
A radioterapia é utilizada no tratamento de diversos tipos de cancro, como por exemplo o cancro do pulmão, da mama, da próstata, dos testículos e do cérebro.
A radioterapia é muitas vezes  realizada após a cirurgia, em associação ou não com a quimioterapia, para que se minimizem os riscos de uma recidiva ou disseminação do tumor, mas também tem indicação antesda cirurgia, sendo que neste caso, a sua função é tentar reduzir a massa tumoral, permitindo assim uma mais fácil e mais segura cirurgia. Para além disto, a radioterapia, ao permitir aliviar certos sintomas, tem utilidade como terapia paliativa, isto é, permite melhorar a qualidade de vida nos pacientes em que a situação já não é controlável.
Hoje em dia, existem novas técnicas envolvendo aradioterapia, como é o caso da radioterapia intra-operatória, na qual, como o próprio nome indica, o tumor ou o seu leito é irradiado durante a cirurgia, ou a radioimunoterapia, na qual se associa a radioterapia à imunoterapia, o que  se faz conjugando as substâncias radiactivas com anticorpos produzidos pelo sistema imunitário do organismo. Estes anticorpos são específicos para as células malignas,pelo que o material radioactivo é levado directamente a estas células, diminuindo assim os efeitos da radiação sobre os tecidos normais.
Como se realiza?
No caso da radioterapia externa, antes de se iniciar o tratamento propriamente dito, o especialista em radioterapia vai estabelecer um plano terapêutico, incluindo o tipo de radiação a utilizar, a dose e o número de sessões de tratamento. Paraajudar a esta planificação será realizada uma simulação, na qual ele poderá, através de pequenas tatuagens permanentes ou semi-permanentes, estabelecer marcas que servirão de guia aos futuros tratamentos.
Quando se inicia o tratamento, dependendo da área corporal a ser irradiada, poderá haver ou não necessidade de remover a roupa, após o que o paciente se deita ou se senta numa cadeira especial. Asmarcas colocadas na pele serão utilizadas para localizar o mais precisamente possível a área a ser irradiada, e para a colocação de escudos que protejam as áreas vizinhas do corpo. Para que a radiação atinja sempre a área em questão, é fundamental a colocação correta do paciente de cada vez que se faz uma nova sessão, bem como que durante o tratamento se permaneça o mais quieto possível. Para quetal aconteça é frequente fazer-se um molde de uma determinada porção do corpo do paciente, sendo que sempre que se fizer uma nova sessão este é "colocado" neste molde. Assim que tudo estiver colocado em posição para se iniciar o tratamento, o radioterapeuta dirige-se para uma sala de controlo, a partir da qual ele opera o equipamento, enquanto vigia o paciente através de um monitor ou de uma...
tracking img