Eu quero copiar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 40 (9828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Joomla 1.5 – http://ribafs.org

Software de Gestão de Conteúdo na Internet - Joomla
1. Introdução ao Joomla Conceito de CMS História Instalação Pré-requisitos Ferramentas Ambiente Projeto 2. Criação de Conteúdo Criando seções Criando categorias Criando conteúdo Editando módulos Componentes Padrões . . . . . 2

.

.

.

.

.

13

3. Configurando o site. . . . Banco deDados Meta dados Estatísticas/SEO Conteúdo(visualizações de ícones e listagens) 4. Componentes . . O que são? Usando os componentes padrões Instalação de componente Criação de componentes Estrutura de diretórios Estrutura de arquivos XML de instalação 5. Administração de usuários . Controle de Níveis de Acesso 6. Módulos . . . O que é? Instalação Como criar modulo pelo Joomla Criação de MódulosEstrutura de arquivos XML de instalação 7. Mambot/Plugin . O que é? Instalação Criação de Mambot Estrutura de arquivos XML de instalação 8. Templates . . Posições de template Editando um template Instalando um template Criação de Template Estrutura de arquivos XML de instalação . . .

.

.

23

.

.

27

. .

. .

. .

. .

40 42

.

.

.

.

47

.

.

.

..

51

Página 1/58

Curso de Joomla 1.5 – http://ribafs.org

1. Introdução ao Joomla
Conceito de CMS
Segundo a Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_gerenciamento_de_conteúdo): Um Sistema de Gestão de Conteúdo - SGC, (em inglês Content Management Systems - CMS), é um sistema gestor de websites, portais e intranets que integra ferramentas necessárias para criar, gerir(editar e inserir) conteúdos em tempo real, sem a necessidade de programação de código, cujo objetivo é estruturar e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação. A sua maior característica é a grande quantidade de funções presentes.

Podemos dizer que um CMS é um framework, “um esqueleto” de website pré-programado, com recursos básicos e demanutenção e administração já prontamente disponíveis. É um sistema que permite a criação, armazenamento e administração de conteúdos de forma dinâmica, através de uma interface de utilizador via Internet. Um CMS permite que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo e evolução da sua presença na internet e dispense a assistência de terceiros ou empresas especializadas para manutenções de rotina. Nemmesmo é preciso um funcionário dedicado (webmaster), pois cada membro da equipe poderá gerir o seu próprio conteúdo, diminuindo os custos com recursos humanos. A habilidade necessária para trabalhar com um sistema de gestão de conteúdo não vai muito além dos conhecimentos necessários para um editor de texto. A aparência de um website criado com um CMS é customizável, através da utilização detemplates que podem ser facilmente substituídos. Em suma, o grande diferencial de um CMS é permitir que o conteúdo de um website possa ser modificado de forma rápida e segura de qualquer computador conectado à Internet. Um sistema de gestão de conteúdo reduz custos e ajuda a suplantar barreiras potenciais à comunicação web reduzindo o custo da criação, contribuição e manutenção de conteúdo. Um grandeexemplo de CMS é o Joomla!, onde é facilmente realizada a edição de conteúdos, a partir do próprio site, podendo também ser usado para o gerenciamentos de intranet.
Aqui uma lista de CMS: http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Sistemas_de_gest%C3%A3o_de_conte%C3%BAdo

História do Joomla
O Joomla nasceu de um outro CMS, o Mambo, que também era um CMS bastante premiado. Trata-se do resultadoda separação entre a equipe de desenvolvedores do Mambo e a empresa Miro, detentora dos direitos sobre o Mambo. A separação teve lugar uma vez que a Miro transferiu o controle do Mambo para uma fundação - a Mambo Foundation - onde os desenvolvedores teriam apenas uma participação passiva e pouco representativa. Esses desenvolvedores, preocupados com a integridade do projeto e com o futuro dos...
tracking img