Jonh bowlby - danos produzidos pela privação

3009 palavras 13 páginas
Danos produzidos pela privação materna

São inúmeras as fontes que nos dão provas de que a privação do amor materno, na primeira infância, pode ter efeitos duradouros sobre a saúde mental e o desenvolvimento da personalidade humana.
Os estudos diretos deixam claro que, quando uma criança é privada dos cuidados maternos, seu desenvolvimento é quase sempre retardado, física, intelectual, emocional e socialmente, e que podem aparecer sintomas de doença física e mental. Todas as crianças com menos de sete anos parecem estar sujeitas a este risco, e alguns dos efeitos são claramente perceptíveis nas primeiras semanas de vida de muitos bebês.
Não se conhece claramente a razão pela qual algumas crianças ficam prejudicadas e outras não. Pode ser que fatores hereditários exerçam algum papel, mas é importante rever que o que se sabe sobre o efeito de influências como a idade da criança, a duração e especificamente, o grau de privação. Um grande número de pesquisadores estudou detalhadamente os efeitos da privação de cuidados maternos em bebês de instituições. E esses pesquisadores renomados chegaram à conclusão quanto ao fato de que o desenvolvimento da criança que vive em instituições está abaixo da média desde antes de dois meses de idade. Entre os sintomas observados, constatou-se que o bebê que sofre privação pode deixar de sorrir para outras pessoas ou de reagir quando alguém brinca com ele, pode ficar sem apetite ou apesar de bem nutrido, pode não engordar, dormir mal e não demonstrar iniciativa. Um estudo muito cuidadoso do choro e do balbucio dos bebês mostrou que os que se achavam num orfanato, desde o nascimento até os seis meses de idade, vocalizavam sempre menos do que os que viviam com famílias, podendo-se notar claramente a diferença já antes dos dois meses de idade. Este atraso na fala é especialmente característico da criança em instituição, em qualquer idade.
Vejamos outro estudo de bebês à espera de adoção. Foram testados bebês, sendo que 83 deles

Relacionados

  • Dossier Pedagogico
    47971 palavras | 192 páginas