Jominy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Faculdade de Tecnologia de Sorocaba



Tecnologia em Fabricação Mecânica













Ensaio Jominy






Disciplina:Desenvolvimento de Tratamento Térmico.

Prof. Mauro Pancera






Ricardo Henrique Andrade









Sorocaba/SP, Sorocaba 08 de Março de 2013.

Introdução
Neste relatório iremos acompanhar o ensaio deJOMINY, que ira nos fornecer como resultado o endurecimento, ou profundidade de dureza, através do ensaio normatizado Jominy (ASTM A255, SAEJ406C). O experimento mostra como a adição de elementos de liga permitem que uma peça seja tratada termicamente com mais uniformidade e a uma profundidade maior, como a diferença na quantidade de carbono modifica o valor de dureza para aços com quantidadessimilares de elementos de liga.
Se repararmos ao nosso redor hoje percebemos que estamos cercados por diversos tipos de materiais, em tudo o que fazemos ou onde vamos podemos notar a riqueza dos tipos de materiais que nos rodeiam. Em especial os Aços e Ligas, que sem percebermos nos tornamos extremamente dependente deles, sejam em nosso transporte em hospitais em prédios e estruturas. E é necessáriocomo engenheiros que conheçamos os parâmetros críticos de temperabilidade dos materiais para que possamos manipulá-los durante os tratamentos térmicos. A dureza que se consegue na tempera de um aço e a temperabilidade ou penetração de tempera, são duas características que frequentemente se confundem. Na tempera vários tipos de aços, pode se ver que uns endurecem mais do que outros e que apenetração da dureza no interior das peças também é diferente. A dureza é a resistência opõem a penetração, e a temperabilidade esta determinada pela profundidade e distribuição da dureza no interior das peças. Tem se assim, a intensidade de endurecimento, grandeza que expressa à possibilidade máxima de endurecimento e depende da quantidade de carbono, dos elementos de liga em solução sólida durante aaustenitização, do tamanho de grão austenítico e da intensidade do resfriamento.
Através da curva JOMINY é possível uma distinção clara destes dois conceitos. O inicio das curvas no eixo das ordenadas corresponde, qual seja o teor do elemento de liga no aço, as durezas máximas obtidas expressam a intensidade de endurecimento. A declividade da curva e tanto mais acentuada quanto menor a temperabilidadedos aços e definem a penetração da tempera.
Ensaio Jominy consiste num prático e eficaz ensaio que é realizado com o intuito de se verificar a temperabilidade de aços. Este ensaio também pode ser denominado "ensaio de resfriamento da extremidade e foi desenvolvido por Jominy e Boegehold se caracterizando, devido à sua praticidade e eficácia na obtenção de resultados satisfatórios é atualmente oensaio mais usado. Ao passar do tempo este ensaio foi passando por uma série de padronizações, isto pode ser afirmado devido á padronização pelas normas ASTM(American Society for Testing Materials), SAE(Society of Automotive Engineers), AISI(American Iron and Steel Institute) e no Brasil pela ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas), através da NBR 6339.


Corpo de prova
O corpo deprova deve ter forma cilíndrica, de 25 mm de diâmetro por 100 mm de comprimento (aproximadamente 1" x 4" ). Além disso, deve ser dotado de um flange de suporte na extremidade superior de 32 mm. De diâmetro por 3 mm de comprimento.
A peça deve ser extraída por usinagem de uma barra laminada ou forjada de 32 mm de diâmetro a fim de se eliminar uma eventual descarbonetação. Vale lembrar que oscorpos-de-prova devem estar normalizados e autenitizados antes do ensaio, conforme temperaturas especificadas pela norma.
Aparelhagem
Além do forno necessário para se aquecer o corpo de prova é necessária a utilização da seguinte aparelhagem suporte com dimensões normalizadas afim de suportar o corpo-de-prova.
Orifício de 12 mm de diâmetro localizado na parte inferior do suporte, na posição vertical...
tracking img