John naisbitt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1949 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
John Naisbitt nasceu a 15 de Janeiro de 1929 na cidade de Salt Lake, Utah, nos Estados Unidos da América. Jonh é proveniente de uma família humilde, o pai era motorista e a sua mãe costureira. Ainda jovem, serviu a Marinha Americana, antes de iniciar os seus estudos em Ciência política em Cornell e Harvard. Após a universidade trabalhou como executivo na Eastman Kodak, IBM e também no conselho desegurança nacional. Em 1963, com apenas 34 anos, John tornou-se secretário adjunto de educação sob a presidencia de Kennedy e foi assistente especial durante a administração Johnson. Mais tarde juntou-se á Science Research Associates e em 1968 fundou a sua própria empresa de pesquisa urbana. Entre as demais atividades profissionais que desenvolveu, destaca-se o ensino. Foi professor convidado emvárias universidades de todo o mundo, nomeadamente: em Harvard, em Nankai, na Tianjin University of Finance and Economics e em Yunnan. Criou também em 2007 a Naisbitt China Institute, em Tianjin, na China, uma instituição independente e sem fins lucrativos de pesquisa e estudo da transformação social, cultural e económica da China. Durante este percurso foi distinguido inúmeras vezes, maisespecificamente, pelo Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais, na Malásia, sendo seu ilustre membro internacional, o primeiro não-asiático a manter esta designação; também, possui dezassete titulos de doutor Honoris Causa nas áreas de humanidades, tecnologia e ciência. Vive actualmente com a sua esposa alemã, Doris, entre as cidades de Viena na Austria e Tianjin na China.Paralelamente a esta brilhante carreira, John Naisbitt, concentrou-se na sua carreira de escritor, lançando o primeiro livro em 1982. A sua obra, “Megatrends”, o resultado de quase dez anos de pesquisa, foi publicada em cinquenta e sete países e esteve presente na lista dos livros mais vendidos do New York Times durante cerca de dois anos, vendendo mais de 14 milhões de cópias.

Este livro tornou-seuma fonte obrigatória para se conhecer os novos rumos do mundo dos vinte anos seguintes, sendo este uma síntese do pensamento de John Naisbitt, nele ele descreve o que considera as dez maiores transformações que surgiriam na nossa sociedade:

1. De uma sociedade industrial para uma sociedade de informação.
A passagem da era industrial para a era da informação; hoje em dia não sevendem produtos manufacturados mas sim ideias, conhecimento e informação. Naisbitt defende que há que criar uma teoria do valor do conhecimento para substituír o valor do trabalho. O aumento da educação e da pesquisa contribui fortemente para o crescimento económico nos dias de hoje. A Indústria de biologia, biotecnologia, robótica e novas energias serão o novo “boom” mundial.

2. Da sociedade doPoder para a sociedade High tech-high touch
A tecnologia precisa de ser equilibrada com a interação humana. Ao contrário da era industrial, existe uma grande tendência para valorizar o valor pessoal para compensar a natureza impessoal da tecnologia. Resultado: valorização do potêncial humano, equilíbrio entre a tecnologia e a espiritualidade, humanização da tecnologia, apesar do avanço datecnlogia as pessoas jamais vão trocar a máquina pelo homem: é necessário toque humano em toda a tecnologia.


3. Da economia local para uma economia mundial
Pense globalmente, aja localmente. O autor preve o fim da supremacia americana e alerta para o aparecimento da economia global: a globalização da indústria automotiva, a produção compartilhada, os investimentos globais e asnovas línguas universais: inglês, espanhol e o computador.


4. Do curto para o longo prazo
A capacidade de prever as mudanças de mercado é muito importante. Dinheiro é informação em movimento. A palavra processo precisa de ser enfatizada, é necessário que as empresas tenham planos estratégicos para atingirem os seus objectivos, mudar o conceito de curto para longo prazo irá transformar a...
tracking img