Mercado da carne ovina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3891 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL


CURSO: PLANEJAMENTO E GESTÃO PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL - EAD


DISCIPLINA: MERCADO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS – DERAD016


PROFESSORES: PAULO DABDAB WAQUIL, GLAUCO SCHULTZ E MARCELO MIELE


TUTOR: FABIANO ESCHER


ALUNO: ALINE AGUIRRE VIEIRA


PÓLO: QUARAÍ











Quaraí, 18/12/2009.
Consolidação doEstudo de Caso: características do mercado de carne ovina.

Introdução
Buscando compreender a organização/funcionamento do mercado e comercialização dos produtos agrícolas, foi utilizada a técnica de estudo de caso descritivo, onde o produto agrícola selecionado para tal fim foi a carne ovina por ser a ovinocultura uma atividade tradicional no município de Quaraí/RS, bem como naregião da Campanha gaúcha. Esta atividade vem passando por grandes transformações desde o declínio da comercialização da lã, tendo os produtores enfrentado muitas dificuldades para se adequar às novas exigências do mercado para a comercialização da carne ovina, apesar da demanda existente.
Como fontes de dados foram utilizadas entrevistas com base num roteiro pré-determinado, observação darealidade, e principalmente dados documentados e publicados por estudiosos do tema. Para isso, foram entrevistados produtores rurais onde destacamos a colaboração do Médico Veterinário La Hire da Luz Neto (ex-presidente do Sindicato Rural de Quaraí) e do Sr. Antonio Carlos Nunes Vieira (Contabilista especializado na área rural). Algumas informações foram fornecidas também pelo Sindicato Rural deQuaraí.


Desenvolvimento
1 ) Conceitos
Inicialmente optamos por revisar alguns conceitos que estarão subentendidos no decorrer do texto:
“Mercado, numa conceituação mais ampla, pode ser entendido como uma construção social, com um espaço de interação e troca, regido por normas e regras (formais ou informais), onde são emitidos sinais (p.ex.,preços) que influenciam asdecisões dos atores envolvidos” (MIELE; WAQUIL; SCHULTZ, 2009).
Fatores importantes para a análise de mercado é o comportamento da demanda, da oferta e dos preços, sendo por isso relevante conceituá-los.


A demanda de mercado por uma mercadoria mostra as quantidades alternativas nas quais essa mercadoria é procurada num período de tempo, em vários preçosalternativos, por todos os indivíduos que compõe o mercado. Sendo assim, depende de todos os fatores que determinam a demanda individual e ainda, do número de compradores dessa mercadoria existentes no mercado. Já a oferta de mercado de uma mercadoria nos dá as quantidades alternativas da mercadoria ofertada num período de tempo, aos vários preços alternativos, por todos os produtores dessa mercadoriaque operam no mercado. Portanto, a oferta de mercado depende de todos os fatores que determinam a oferta dos produtos individuais e do número de produtores dessa mercadoria que operam no mercado (FONSECA, 2009).


Com isso, podemos observar que a principal variável tanto da demanda como da oferta é o preço do bem ou serviço, porém, existem outras variáveis que também são determinantes, porexemplo, preferências, renda, preço dos produtos substitutos, etc., no fator demanda, e preço dos insumos, fatores de produção, condições climáticas, políticas públicas de estímulo à produção, etc., no fator oferta.
Outro conceito importante é o de segmentação de mercado que é a concentração planejada e consciente de uma empresa em parcelas específicas de seu mercado,permitindo a oferta de produtos para determinados nichos de mercado. E diferenciação de produtos que está relacionada à qualidade percebida pelos consumidores sobre a oferta de produtos substitutos entre si. Quanto maior a diferenciação de um produto, menor a possibilidade de substituição por outro produto (MIELE; WAQUIL; SCHULTZ, 2009).


A partir destes conceitos básicos é iniciado o...
tracking img