Johannes kepler

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2497 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. – Introdução:

Antes de se falar a fundo sobre os trabalhos de Kepler é necessário se ter um breve conhecimento a cerca da história da astronomia.
Os primeiros a descreverem sistemas planetários explicando os movimentos de corpos celestes foram os gregos.
O mais famoso sistema planetário grego foi o de Cláudio Ptolomeu (100-170), que considerava a Terra como o centro do Universo(sistema geocêntrico). Segundo esse sistema, cada planeta descrevia uma órbita circular sujo centro descreveria outra órbita circular em torno da Terra.
Nicolau Copérnico (1473-1543), astrônomo polonês, criou uma nova concepção de Universo, considerando o Sol como seu centro (sistema heliocêntrico). Segundo esse sistema, cada planeta, inclusive o Terra, descrevia uma órbita circular em torno doSol. Entretanto, o modelo de Copérnico não foi aceito pelo astrônomo dinamarquês Tycho Brahe (1546-1601), segundo o qual o Sol giraria em torno da Terra e os planetas em torno do sol.
Ao morrer Brahe cedeu suas obras observações a seu discípulo Johannes Kepler (1571-1630), que tentou explicar o movimento dos astros por meio das mais variadas figuras geométricas. Baseado no heliocentrismo, emsua intuição e após inúmeras tentativas, ele chegou a conclusão de que os planetas seguiam uma órbita elíptica em torno do Sol e, após anos de estudo, enunciou três leis, que posteriormente ajudariam Newton a criar a lei da gravitação universal.
Linha cronológica de filósofos e astrônomos importantes ao longo da história:







2. – Uma breve biografia de Johannes Kepler:

Entre asegunda metade do século XVI e os primeiros anos do século XVII, a civilização europeia sofria turbulentas transformações. Nesse período, entrechocavam-se velhas e novas ideias científicas e consolidava-se também a atitude de objetividade que até hoje caracteriza a ciência moderna.
No campo particular da astronomia, a contribuição somada de Copérnico, Kepler, Tycho Brahe e Galileu iria destruir oconsenso milenar estabelecido pelas teorias de Ptolomeu em seu Almagesto. Johannes Kepler nasceu em 27 de dezembro de 1571, em Weil, província de Wütemberg, Áustria.
Ao longo de sua vida, uma sucessão de infortúnios desanimadores viria a ocorrer. Logo na infância, de fato, a varíola e a escarlatina viriam deforma-lhes as mãos e debilitar irremediavelmente a visão. Em 1584, com treze anos, ingressouno Seminário de Adelberg; transferiu-se depois para o de Maulbronn e finalmente entrou no Seminário de Tübingen, passo decisivo em sua formação. Ali tornou-se o aluno predileto do Padre Michel Mästlin[1], astrônomo de grande fama na época e de prestígio perpetuados até hoje. Foi através de Mästlin que Kepler conheceu as ideias de Copérnico. Embora ensinasse astronomia no Seminário segundo asideias de Ptolomeu, para os alunos particulares e de confiança, como Kepler, o mestre revelava a concepção de Copérnico, secretamente adotada.
Em 1591, com apenas vinte anos, Kepler já estava diplomado em filosofia e passava a estudar teologia, seu assunto favorito. Necessidades financeiras, porém levaram-no a aceitar o cargo de professor de matemática e astronomia num ginásio de Steyr. Acontragosto, portanto, teve de renunciar à carreira eclesiástica e dar atenção à astronomia, que detestava, apesar de seu interesse pela matemática. Dois anos depois, a astronomia estaria ocupando prioridade absoluta em seu pensamento.
Tão acentuado era seu gosto pela matéria, que publicou precocemente a intitulada Mysterium Cosmographicum. Não chegou a ser considerado um trabalho brilhante, sobretudopelas falhas de objetividade causadas por seus preconceitos místicos. Mas, no livro, Kepler apresentava alguns corajosos argumentos em apoio a hipótese de Copérnico. E, com isso, o autor conseguiu atrair a atenção de outros cientistas. Galileu, por carta, elogiou o trabalho; e Tycho Brahe enviou-lhe um convite para encontrá-lo em Praga, onde exercia o cargo de astrônomo oficial da corte do...
tracking img