Jogos e brincadeiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os jogos e brinquedos populares na Educação Física

A educação eficiente deve proporcionar às crianças momentos com estas atividades de forma orientada e uma educação voltada para a autonomia, ondeestas crianças possam usufruí-la nas diversas fases de sua vida, de maneira a atender suas necessidades intrínsecas. Deve-se destacar que o contato com a variedade de brinquedos e brincadeiras ejogos estimula a ação, a representação e a imaginação da criança, ajudando-a superar diferentes barreiras e proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências.

Os jogos e as brincadeirasinfantis populares propiciam o desenvolvimento da imaginação, o espírito de colaboração, a socialização e ajudam a criança a compreender melhor o mundo. Atualmente, devido ao progresso e às mudanças deledecorrentes, as brincadeiras e jogos infantis populares estão sendo substituídos pela televisão, pelos jogos eletrônicos e pelo computador. 

A evolução urbana também tem contribuído para a extinçãodessas atividades. O fato de trocar a moradia em casas por prédios de apartamentos e o processo de insegurança generalizada no País, estão fazendo com que as calçadas deixem de ser um local dedivertimento infantil. 

Há algum tempo, era muito comum nas cidades, principalmente nos pequenos municípios do interior do Nordeste Brasileiro, as crianças brincarem e jogarem na frente das suas casas, nascalçadas ou em praças e ruas tranqüilas. 

Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: baleado, pega-bandeira, cabo-de-guerra, bola de gude, esconde-esconde, boca-de-forno, tá pronto seu lobo, academia ou amarelinha, rica e pobre, esconde a peia, o coelho sai, sobra um, concentração. 

Hoje ainda sevê com mais freqüência as “peladas” de futebol, jogadas nas ruas mais tranqüilas, de pouco movimento, em terrenos baldios, nas areias das praias, gramados de jardins públicos e até em algumas...
tracking img