Jogos e brincadeiras no ensina da matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
CURSO DE CIÊNCIAS EXATAS

ANA EDILMA ARAUJO ROCHA

OS JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: 6º ano do ensino fundamental da Escola Clodoaldo Cardoso em Barro Duro - Tutóia - MA.

TUTÓIA
2013
ANA EDILMA ARAUJO ROCHA

OS JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARAO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: 6º ano do ensino fundamental da Escola Clodoaldo Cardoso em Barro Duro - Tutóia - MA.
.

Monografia apresentada ao Curso de Ciências Exatas do Programa Especial de Professores para Educação Básica - da Universidade Federal do Maranhão para a obtenção do título de Licenciada em Ciências Exatas.

Orientador:



TUTÓIA
2013Rocha, Ana Edilma Araujo. Os jogos como recurso didático para o ensino e aprendizagem da matemática: 6º ano do ensino fundamental da Escola Clodoaldo Cardoso em Barro Duro - Tutóia - MA. Ana Edilma Araujo Rocha. - Tutóia, 2013 f. Monografia (Licenciatura em Ciências Exatas) - Universidade Federal do Maranhão, 2013. 1. Matemática -|
ANA EDILMA ARAUJO ROCHA

OS JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: 6º ano do ensino fundamental na Escola Clodoaldo Cardoso em Barro Duro - Tutóia - MA.


Monografia apresentada ao Curso de Ciências Exatas do Programa Especial de Professores para Educação Básica - da Universidade Federal doMaranhão para a obtenção do título de Licenciada em Ciências Exatas.

Aprovada em / /

BANCA EXAMINADORA

_______________________________________________
Prof. Dr.
Universidade Federal do Maranhão

_______________________________________________
1º EXAMINADOR(A)

_______________________________________________
2º EXAMINADOR(A)À minha família, especialmente a meus filhos.
AGRADECIMENTOS

À Deus que me deu forças para prosseguir nessa difícil caminhada, mostrando-me sempre o seu amor e o seu cuidado em todos os momentos.
Ao meu pai ausente, Antonio Balbino, a minha lágrima de gratidão, pois tenho certeza que se aqui estivesse estaria sorrindo com minha vitória.
À minha mãeAparecida pela presença e pelo apoio de todas as horas, que com certeza sem ela seria muito difícil chegar onde cheguei.
À minha irmã Sussula pelas palavras de incentivo e por estar comigo nos momentos mais felizes e marcantes da minha vida.
Aos meus filhos Isabele e Murilo Miguel, bênçãos de Deus e razão da minha existência.
Ao meu esposo Aristone pela compreensão nos momentos em que adedicação aos estudos foi exclusiva.

A matemática é a mais antiga das ciências. Já caminhou muito, sofreu muitas rupturas e reformas, possuindo um acabamento refinado e formal. Mas caminhou muito, justamente por ser fácil.

(Ernesto Rosa Neto)
RESUMO

Palavras-chave:

ABSTRACT

Keywords:

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. BREVE HISTÓRICO DA MATEMÁTICA

Amatemática foi descoberta e vem sendo utilizada pelo homem de acordo com suas necessidades sociais. Ao longo dos anos comprova-se o registro da evolução do homem tanto nas inovações tecnológicas do dia-a-dia, como nas descobertas arqueológicas evidenciadas em museus e exposições. Isso é percebido desde os tempos mais remotos, nas marcas talhadas ou pintadas no interior das cavernas, parecendo que ohomem sentia uma enorme vontade de deixar registrado o total de objetos que contava, pois utilizava a correspondência de um a um, isto é, uma marca para cada objeto.
Durante todo o período do paleolítico, com duração de aproximadamente três milhões de anos, o homem viveu da caça e da coleta motivo pelo qual competia com outros animais, mas com a vantagem da utilização de paus, de pedras e do...
tracking img