Jogos e brincadeiras enducacao infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE ENSINO

l- IDENTIFICAÇÃO:

-ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA
-GRUPO: III e IV
-TURNO: MATUTINO
-HORÁRIOS: TERÇA-FEIRA: 13h50min á 14h40min
-NÚMERO DE AULAS PREVISTAS: 10 AULAS
-NÚMERO DE CRIANÇAS: M: 10 F: 13
-PROFESSOR (A) DA TURMA: MARIANA RIOS MARQUES
-PROFESSORES (AS) DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ADRIENIE AUGUSTO GOMES, CAMILA MORAIS SILLER E ISABELLA DE ARAUJO FERREIRA.-PROFESSORES ESTAGIÁRIOS: CARLOS EDUARDO SOUZA E KATIA MARIA DA SILVA.


ll- PLANO DE TRABALHO:

Trabalharemos neste plano de ensino a cultura popular e o folclore brasileiro de forma que os alunos da Educação Infantil possam compreender e vivenciar um pouco do que faz parte da história do nosso país.



TEMA:

A Cultura Popular e o Folclore Brasileiro

JUSTIFICATIVA:
O saber popular é um dospontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim ampliar o conhecimento, compreensão e análise das conquistas dessa cultura e seus diversos determinantes, além da importância de se preservar as tradições de um povo.
O tema escolhido é importante, pois faz com que a criança se conecte com o mundo de variadas formas, ou seja, com sua cultura, e poder conhecer histórias que sãoconsideradas lendas, algumas brincadeiras, cantigas de roda, e até mesmo poder confeccionar materiais que se aproximam da caracterização dessa cultura.
O folclore brasileiro é conhecido como "Mitologia brasileira", é um conjunto de mitos e lendas transmitido oralmente através das gerações com a finalidade de ensinar algo ou meramente nascido da imaginação do povo. Por ser o Brasil um país de dimensõescontinentais, possui um folclore bastante rico e diversificado e suas estórias enaltecem o conhecimento popular e encantam os que as escutam.

OBJETIVO GERAL:

O objetivo geral deste plano de ensino é compreender que na Educação Infantil as crianças têm que estar sempre próximo ao mundo que os cercam, e para isso é necessário fazer com que aprendam brincando, interagindo com os outros, construindoobjetos, ensinando novos movimentos e gestos. Através desse tema podemos repassar para os alunos valores culturais, resgatar a importância do folclore, conhecer músicas e brincadeiras folclóricas, desenvolver e estimular a coordenação visomotora, à socialização, estimular diversos ritmos, desenvolver a linguagem oral e desenvolver a criatividade.

OBJETIVO ESPECÍFICO E CONTEÚDOS:

Aula 1)Corrida do Saci:

Desenvolvimento:
Divida e a turma e faça duas equipes. Cada equipe ficará atrás de um cone e em fila, o primeiro da fila ganhará um gorro vermelho do saci e colocará na cabeça. Ao comando do professor os primeiros da fila deverão ir pulando de uma perna só, contornar o cone que estará em uma determinada distância e retornar a fila passando o gorro para o próximo e o mesmo fará amesma coisa. Ganha a equipe que chegar primeiro na posição inicial.

Objetivos Específicos:
Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral;
Equilibrar-se em diferentes situações com deslocamento;
Promover interação com o meio e com os colegas.


Aula 2) Botando o rabo na Mula sem cabeça:

Desenvolvimento:
Reunindo as crianças em um circulo, escolha apenas uma para ser vendada comuma faixa. A mesma com um rabinho (pedaço de tnt) irá tentar através dos comandos dos colegas colocar o rabinho na mula (desenho da mula sem cabeça) que estará em um papel colado na parede.

Objetivos Específicos

Participar de variadas situações de comunicação oral.
Estimulação da fala por meio da interação com o outro.


Aula 3) Telefone sem fio:

Desenvolvimento:
Fazer um circulocom todas as crianças sentadas e escolher uma palavra para dar inicio a brincadeira. Escolher uma criança para começar usando a palavra indicada pelos professores sendo que, a mesma falará essa palavra no ouvido do colega. Quando chegar na última criança ela deve falar em voz alta a palavra que chegou até ela.

Objetivos Específicos
Estimular o desenvolvimento cognitivo e social, trabalhando a...
tracking img