Jogos olimpicos 2012

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária António Damásio

Trabalho realizado por : Álvaro Monteiro 12 PSI

Índice

* Introdução……………………………………………………….....……..pág 3

* Breve resumo histórico dos Jogos Olímpicos na era Antiga .. pág 4, 5 e 6

* Significado da bandeira, lema e tocha olímpica …………………..… pág 7

* A afirmação do Fair-play e do Espírito Desportivo nos Jogos Olímpicos da Era Moderna……………….………………………………………………………..….. pág 8

* Conceito de Ética Desportiva, Fair Play e Espírito Desportivo ….…pág 9

* Relaciona e comenta dois itens da Carta do Espírito Desportivo com o ideal olímpico ………………………………………………..………… pág 10

* Figura…………………………………………………...…..pág 11,12,13 e 14

* Conclusão…………………………………………………..……………pág 15

* Bibliografia………………………………………………………………pág 16Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de educação física. Pretendo mostrar um pouco da historia dos jogos olímpicos na era antiga, como eram realizados os mesmos, os prémios, celebrações. O significado da bandeira, lema e da tocha dos jogos olímpicos serão outros temas que irei abordar mais a baixo. Irei mostrar também que o fair Play em qualquer jogo é a base para umamelhor organização, e um melhor companheirismo entre equipas. Irei também relacionar dois itens da carta do espírito desportivo com o ideal olímpico.

* Breve resumo histórico dos Jogos Olímpicos na era Antiga

A história das civilizações inicia-se por volta do quarto milénio a C. no Oriente Médio com as sociedades hidráulicas nos vales do Tigre e Eufrates, estendendo-se pelo OrientePróximo, Egipto, Índia e China. Culturalmente esses povos conheciam a pintura, escultura, literatura, música e arquitectura, mas não conheciam o teatro nem a filosofia. Essas manifestações nascem apenas com os gregos.
O lema do atletismo “mais rápido, mais alto e mais forte” (“citius, altius e fortius”), representado pela trilogia correr, pular e arremessar, foi criado pelo padre Dére Didon em 1896, massurgiu bem anteriormente, por volta de 776 a C. entre os jovens e soldados gregos, para desenvolver as habilidades físicas e criar competições. Os gregos iniciaram o culto ao corpo e em homenagem ao deus supremo inauguraram os Jogos Olímpicos. Para os gregos cada idade tinha a sua própria beleza e a juventude tinha a posse de um corpo capaz de resistir a todas as formas de competição, seja napista de corridas ou na força física. A estética, o físico e o intelecto faziam parte de sua procura para perfeição, sendo que um belo corpo era tão importante quanto uma mente brilhante.
Apesar de falarem a mesma língua e de terem unidade cultural, os gregos antigos não tinham unidade política, encontrando-se divididos em 160 cidades-estado, ou seja, cidades com governos soberanos, que a cadaquatro anos se reuniam num festival religioso na cidade de Olímpia, deixando de lado suas divergências.

Origem dos jogos
Os antigos gregos não tinham fim-de-semana de lazer, eles trabalhavam todos os dias, excepto nos mais de 50 feriados religiosos e eventos desportivos, onde destacavam-se os Jogos Olímpicos ou Olimpíadas. Originalmente conhecidas como Festival Olímpico, faziam parte dos quatrograndes festivais religiosos pan-helénico celebrados na Grécia Antiga e eram assistidos por visitantes vindos de todas cidades-estado que formavam o mundo grego. Os demais festivais eram o Pítico, Ístmico e o Nemeu. Situado na cidade de Olímpia, em homenagem a Zeus (deus supremo da mitologia grega), o festival Olímpico era muito antigo, mas foi a partir de 776 a C. (data da fundação dos jogos) passoua ser feito um registo ininterrupto dos vencedores. Sabe-se que no dia marcado para o evento, uma forte chuva desabou sobre Olímpia, limitando as competições a uma corrida pelo estádio. Registou-se assim, a primeira notícia de um campeão olímpico. Tratava-se do cozinheiro Coroebus de Elis, vencedor da corrida de 192,27 metros. Alguns historiadores contudo, acreditam que as primeiras...
tracking img